Portugal: Poeta José Luiz Tavares apresenta “Camões crioulo e poetas cabo-verdianos” no CCB

04/05/24 18:41

Lisboa, 04 Mai (Inforpress) – O poeta cabo-verdiano José Luiz Tavares apresentou hoje no Festival FeLiCidade no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, o livro “Camões crioulo e poetas cabo-verdianos”, integrado na programação comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril.

Na conversa que durou cerca de uma hora, com a participação da linguista Adelaide Monteiro, na sala Fernando Pessoa, do CCB, o momento foi de partilha sobre a língua crioula, o seu surgimento, a sua evolução e a sua utilização em Cabo Verde pelos cabo-verdianos e não só.

“O que fizemos aqui foi falar do rasto do Camões na poesia cabo-verdiana. Como não há muito, eu preferi falar das traduções”, explicou José Luiz Tavares, à Inforpress, no final da apresentação que contou com as presenças de cabo-verdianos, portugueses e outras nacionalidades.

No Festival da Língua e da Liberdade na Cidade (FeLiCidade), que decorreu durante dois, participam também os cabo-verdianos Adriano Reis, que contou hoje a história “Ilhas Abençoadas – Mãe África”, durante meia hora, no Jardim das Oliveiras, as Batucadeiras das Olaias que já apresentaram a sua performance, a cantora Nenny e o grupo Acácia Maior, que vão actuar na noite de hoje na praça do CCB.

Sobre o festival, a organização explicou que no ano em que se assinalam os 50 anos da Revolução dos Cravos, promover uma “celebração e um questionamento da língua como casa”, lembrando que este domingo, 05 de Maio, assinala o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

De acordo com a mesma fonte, o festival está assente no diálogo entre os países que utilizam a língua portuguesa, explorando as suas diversas disposições, desconstrução e possibilidades, na literatura, na música, no cinema ou em cena.

“No Dia Mundial da Língua Portuguesa, entendemos a língua como um motor de mudança e de transformação, discutimos os modos de ser comunidade e vincamos os compromissos com os valores de Abril – com um cheirinho de alecrim”, frisou a organização.

Concertos, filmes, conversas, performance, aulas, ‘spoken word’ e leituras encenadas são as várias actividades que decorrem durante este primeiro fim-de-semana de Maio, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

DR/AA

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


18/05/24 08:57
18/05/24 01:33
17/05/24 23:25
17/05/24 22:57
17/05/24 22:42