Parceria Especial Cabo Verde e UE tem sido determinante para o aprofundamento das relações que unem os países – Governo

09/05/24 15:08

Cidade da Praia, 09 Mai (Inforpress) – O Governo destacou hoje a relação de “excelência” entre Cabo Verde e a União Europeia, salientando que a cooperação tem sido “determinante” para o aprofundamento das relações que unem o arquipélago e os estados membros do continente europeu.

O Governo, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, fez estas declarações numa mensagem por ocasião do Dia da Europa, que se assinala a 09 de Maio, tendo realçado que os valores defendidos pela União Europeia são partilhados na íntegra, por Cabo Verde.

Destacou que o papel “significativo” que a União Europeia desempenha no cenário internacional, como actor global, impele a muitos desafios em matéria nomeadamente a promoção de valores e de uma cultura democrática, preservação da paz e da segurança internacional, o desenvolvimento sustentável e das mudanças climáticas, comércio e investimento.

O executivo reconheceu, no entanto, que apesar da conjuntura geopolítica actual, marcada pela continuidade da guerra na Ucrânia e de muita instabilidade noutros locais do mundo, a Europa é um espaço privilegiado em matéria de democracia participativa, de solidariedade, de resiliência e de prosperidade.

A mesma fonte salienta que Cabo Verde “sublinha e enaltece a distinção e a excelência das suas relações com a União Europeia e os seus estados membros”.

“A Parceria Especial Cabo Verde – União Europeia tem sido determinante para o aprofundamento das relações que unem os nossos países, as nossas instituições e os nossos povos. São relações de confiança, de respeito mútuo e de convergência de valores, baseadas em laços de cultura construídos ao longo de séculos, e com uma diáspora que também partilha os ideais do projecto europeu”, lê-se na nota.

O Governo considerou ainda que as relações partilhadas são igualmente de comércio, de investimentos, de turismo, de conhecimento, de mobilidade e de cooperação para o desenvolvimento, afiançando que Cabo Verde continua comprometido com a consolidação e elevação da parceria especial com a União Europeia.

“Neste contexto, Cabo Verde associa-se à comemoração do 74º aniversário da Declaração Schuman, celebrando os valores da paz, do multilateralismo, da cooperação e da solidariedade. Formulamos os nossos votos para que a União Europeia continue a desempenhar um papel activo de salvaguarda mundial da paz, da unidade e da solidariedade”, concluiu a mesma fonte.

O Dia da Europa reporta-se à data, em 1950, em que o então ministro dos Negócios Estrangeiros francês Robert Schuman proferiu a "Declaração Schuman", na qual se propôs a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, a base fundadora do que é actualmente a UE.

A data foi celebrada pela primeira vez em 1986 e tem vindo a representar a paz e a unidade do continente europeu.

CM/ZS

Inforpress/Fim.

Notícias Recentes


20/05/24 08:12
20/05/24 08:01
20/05/24 07:55
20/05/24 07:44
19/05/24 22:01