Ministério da Saúde reitera apoio à formação contínua dos técnicos da saúde

24-04-2024 12:34

Cidade da Praia, 24 Abr (Inforpress) – A representante da direcção Nacional da Saúde, Yorlaydis Rosabal, reiterou hoje, durante o Simpósio-Politraumatismo e Emergência, que o Ministério da Saúde vai apoiar em tudo o que diz respeito à formação contínua dos técnicos de saúde.

Esta garantia foi dada quando presidia este evento, promovido pela Ordem dos Médicos Cabo-verdianos no âmbito da missão médica da Associação dos Médicos Cabo-verdianos nos Estado Unidos da América a Cabo Verde, que decorre até quinta-feira, 25.

Sobre o simpósio, considerou que é algo que “vem a calhar”, tendo em conta os vários desafios, destacando sobretudo a questão da necessidade de o Sistema Nacional de Saúde começar a trabalhar na emergência pré-hospitalar, para facilitar todo o processo de abordagem a nível hospitalar.

“Temos também a questão dos transportes, da formação especializada e diferencial a nível dos nossos médicos. Temos a questão que se coloca de equipamentos, medicamentos e outras tecnologias de extrema importância para fazer uma abordagem às questões da emergência clínica e com os politraumatizados”, apontou.

Entretanto, Yorlaydis Rosabal reconheceu todo o esforço que as instituições vêm fazendo para reduzir complicações, a mortalidade, mas sobretudo as sequelas e incapacidade decorrentes das lesões traumáticas.

“Existem vários projectos a nível do Ministério da Saúde, ainda em fase primária, mas com recursos financeiros disponíveis acredito que será possível alavancar tudo o que se almeja em termos do reforço do sistema nacional de saúde, e também fortalecer todo o esforço que vem sendo feito a nível das estruturas”, assegurou.

A seu ver, este simpósio constitui uma oportunidade não só de enriquecer o conhecimento dos colegas, mas também é uma forma de motivação e incentivo aos profissionais para fazerem cada vez melhor os seus trabalhos no dia-a-dia.

Neste âmbito, reiterou a colaboração do Ministério da Saúde em apoiar em tudo aquilo que diz respeito à formação contínua dos técnicos de saúde, no impulsionamento da formação especializada, bem como no reforço dos serviços através de recursos necessários para poderem fazer um trabalho de qualidade, e cada vez mais acessível à população.

O bastonário da Ordem dos Médicos, Danielson Veiga, na sua intervenção, afirmou que este tema que hoje reúne os profissionais de saúde é “bastante pertinente”, não só porque as emergências e os traumatismos podem acontecer a qualquer momento, mas também porque é uma situação que requer “rápida intervenção”.

“Cada segundo conta e nós enquanto profissionais de saúde devemos estar devidamente munidos de conhecimento que nos permitam actuar de forma eficaz para garantir a melhor resposta possível”, acrescentou.

Para o bastonário esta parceria com os médicos cabo-verdianos radicados nos Estados Unidos de América tem sido uma “grande oportunidade”, pelo que, assinalou, a intenção da Ordem é aproveitar ao máximo para também apostar na formação continua.

A mesma fonte reiterou a necessidade de se investir na capacitação dos profissionais de saúde para estarem preparados a enfrentar os desafios no dia-a-dia.

ET/AA

Inforpress/Fim

 

Notícias Recentes


04-05-2024 15:09
04-05-2024 14:55
04-05-2024 14:45
04-05-2024 13:46
04-05-2024 13:27