Maio: Pescadores da vila de Calheta aguardam com ansiedade entrada em funcionamento da máquina de gelo

25-04-2024 11:40

Porto Inglês, 25 Abr (Inforpress) - Os pescadores da vila de Calheta aguardam com “ansiedade e angústia” pela instalação e entrada em funcionamento da máquina de gelo, que se encontra na ilha há mais de um ano.

Este sentimento foi manifestado à Inforpress pelo pescador Manuel Martins, para quem não há razões para tanta demora, enquanto isso sente-se obrigado a deslocar-se a Pedra Badejo para comprar gelo e depois regressar à ilha e depois seguir a faixa.

Manuel Martins sublinhou ainda que, ele é um dos maiores prejudicados com esta situação que também vem afectando os colegas não só da vila da Calheta, lembrando que se está a iniciar o melhor período de pesca.

Explicou que nesta altura os pescadores deslocam-se à baía de Porto Cais para ali se estabelecerem durante a semana e prosseguirem com a pesca, por isso argumentou que sem gelo, os pescadores não vão poder aproveitar desse período como gostariam.

"Para ir a Pedra Badejo, tenho um gasto de cinco mil escudos, só com combustível sem contar com alimentação e como é sabido hoje em dia peixe está mais distante e para fazer uma boa pesca temos que nos deslocar longas distância e com gelo para conservar o pescado", fez saber.

Realçou que, tendo gelo disponível na vila da Calheta, os pescadores e peixeiras poupariam dinheiro, tempo e menos esforço físico para fazerem os seus trabalhos.

"Para nós, a máquina já deveria estar a funcionar, de todo modo espero que até final deste mês comece a funcionar, aliás estamos à espera com grande expectativa", contou, acrescentando que até poderia servir para os colegas da ilha de Santiago.

Apontou, por outro lado, que a Associação para Desenvolvimento Comunitário, também precisa se organizar, fazendo uma nova eleição, algo que há seis anos não foi feita, de modo a poderem assumir a gestão do referido equipamento de frio.

De acordo com aquele pescador, das informações que recebeu da edilidade, antes da entrada em funcionamento vai ser realizado um encontro com os pescadores e peixeiras daquela vila para se definir qual vai ser o modelo de gestão.

De referir que, aquando da visita do ministro do Mar, no passado mês de Fevereiro, foi lhe dada a garantia de que no prazo de menos de um mês a máquina de gelo estaria a funcionar, o que até agora não aconteceu, não obstante as melhorias realizadas no espaço.

WN/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


04-05-2024 21:51
04-05-2024 20:41
04-05-2024 20:36
04-05-2024 20:22
04-05-2024 20:07