Ilha do Sal: Consulado Honorário de Portugal e Colégio Letrinhas comemoram 25 de Abril com hastear da bandeira portuguesa

25-04-2024 13:26

Espargos, 25 Abril (Inforpress) - O Consulado Honorário de Portugal na ilha do Sal, juntamente com o Colégio Letrinhas comemoram hoje o dia 25 de Abril com o hasteamento da bandeira portuguesa, no qual participaram alunos da escola e entidades da ilha.

O momento para assinalar o cinquentenário da democracia em Portugal, visa trazer à memória dos presentes e dos próprios alunos do colégio, os “sacrifícios” e os valores que estiveram na base da Revolução dos Cravos.

Conforme a cônsul honorária de Portugal na ilha, Sílvia Sousa, esta é uma data que deve ser comemorada não só por Portugal, mas também pelas ex-colónias, já que foi “o pontapé de saída para a liberdade", esperada na altura, há bastante tempo.

“O 25 de Abril é extremamente importante não só para Portugal, mas também para Cabo Verde e todas as ex-colónia, que no fundo acabou por ser um chute de saída para que acontecesse algo que se esperava há bastante tempo”, sublinhou.

“Portanto 50 anos do 25 de Abril é 50 anos de liberdade e esta liberdade trouxe-nos responsabilidade, deveres, direitos que cada um de nós deve honrar (…) julgo que a comemoração é bastante isso, é trazer à nossa memória os sacrifícios que os outros fizeram de forma pacífica e ter feito a alteração de um regime na base da paz”, continuou.

A também administradora do Colégio Letrinhas explicou ainda que ao longo do ano lectivo, a escola tem instituído o mês dos símbolos nacionais, tanto de Cabo Verde como de Portugal, para incutir nos alunos a importância das bandeiras e dos símbolos nacionais.

“A escola tem instituído o mês dos símbolos nacionais voltado para as bandeiras e todos os símbolos associados e Portugal que naturalmente nunca esteve em situação de rotura mas de continuidade nas relações, hoje económicas e de outros níveis, acabamos por considerar importante esta valorização”, sublinhou.

Sílvia Sousa concluiu, realçando que esta actividade é uma “oportunidade significativa para demonstrar o respeito e apreço pela bandeira nacional de Portugal e pelos vários valores que representa”, concluiu.

NA/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


04-05-2024 21:51
04-05-2024 20:41
04-05-2024 20:36
04-05-2024 20:22
04-05-2024 20:07