Gildoca Barros traz exposição "Memórias e Sentimentos" à cidade da Praia

25-04-2024 18:53

Cidade da Praia, 25 Abr (Inforpress) – A artista urbana e ilustradora Gildoca Barros, natural e residente na Ilha de São Vicente, tem patente a partir de hoje, no Palácio de Cultura Ildo Lobo, a sua exposição intitulada “Memórias e Sentimentos”.

Após sua estreia na terra natal, no Centro Nacional de Artesanato e Design no Mindelo, em Dezembro do ano passado, a ilustradora trouxe a mostra para apreciação dos praienses, oferecendo uma oportunidade única para compartilhar sua arte e narrativa pessoal.

Neste projecto, Gildoca mergulha nas suas próprias experiências familiares, especialmente em torno da emigração de seus pais para o exterior. Ela presta uma homenagem tocante aos esforços e sacrifícios de seus entes queridos, particularmente de sua avó, que desempenhou um papel fundamental em sua vida durante a ausência dos pais.

"Basicamente, é uma homenagem ao trabalho e às lutas dos meus pais, faço também uma homenagem ao meu irmão mais velho e especialmente à minha avó que, durante esse período de crescimento e evolução na ausência dos meus pais, foi ela quem me criou, quem preencheu todos os vazios que a emigração deixou em mim de alguma forma", explicou.

A exposição apresenta seis quadros, acompanhados por fotografias de arquivo e documentos pessoais de seus pais, que enriquecem ainda mais a narrativa visual.

Gildoca Barros desafia-se artisticamente ao explorar novas técnicas, utilizando tinta acrílica para criar texturas e representações que capturam a experiência humana.

A são-vicentina ressaltou ainda que ao trazer a sua arte para a cidade da Praia, não apenas busca expandir o seu alcance, mas também deseja estabelecer conexões significativas com outros artistas e potenciais colaboradores.

A exposição "Memórias e Sentimentos" estará aberta ao público até 25 de Maio.

Conforme adiantou, ela vem sendo reconhecida por seu trabalho como muralista e ilustradora. Actualmente fez a ilustração de dois livros infantis de autores portugueses.

TC/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


04-05-2024 21:51
04-05-2024 20:41
04-05-2024 20:36
04-05-2024 20:22
04-05-2024 20:07