Boa Vista: Missão Médica Especializada prevê que cada médico atenda pelo menos 30 pacientes por dia

04-10-2024 19:45

Sal Rei, 04 Out (Inforpress) – O cirurgião Victor Costa, responsável da Missão Médica Especializada enviada pelo Ministério da Saúde à Boa Vista, de 03 a 05 de Outubro, disse prever serem atendidos pelo menos 30 pacientes por dia por cada médico especialista.

A equipa multidisciplinar está constituída por nove especialistas das áreas de cirurgia geral, ortotraumatologia, oftalmologia, urologia, otorrinolaringologia, endocrinologia, medicina interna, podologia e psiquiatria.

O cirurgião Victor Costa informou que durante os três dias da missão vão dar consultas para diagnosticar, tratar, dar seguimentos aos doentes que necessitam de acompanhamento regular dos especialistas, e fazer triagem dos casos que necessitem deslocação ao hospital central.

Entretanto, o mesmo disse que a lista de atendimento não é fechada, e que a média vai depender dos pacientes e dos seus casos, mas garantiu que a equipa de médicos é “experiente”, estão disponíveis para atender e tanto o ministério como a delegacia de Saúde local proporcionaram todas as condições.

Victor Costa fez enfâse no facto de ser a segunda missão e disse que a periodicidade da missão vai depender da necessidade da Delegacia de Saúde.

Já a Delegada de Saúde da Boa Vista, Jacquie Morais, destacou a valia da missão para a ilha pois trouxeram as consultas dos especialistas para mais perto da população, o que, segundo a mesma, vai diminuir, “com certeza”, a evacuação interna e também os custos adicionais.

Pelo que aproveitou para agradecer ao Ministério da Saúde, à equipa da força-tarefa nacional que organizou tudo, aos médicos que disponibilizaram para virem fazer as consultas e também à população que aderiu.

O Programa Nacional de deslocação de médicos especialistas está inserido no Programa do Governo da VIII legislatura, que visa reduzir as desigualdades sociais e assimetrias regionais, promovendo a integração e complementaridade para alcançar a cobertura universal da saúde.

Reduzir evacuações internas, facilitando o acesso às consultas especializadas nas ilhas e contribuir para a diminuição dos custos sociais relacionados com evacuações inter-ilhas são outros dos objectivos deste programa.

Além da ilha da Boa Vista, a ilha do Fogo também já recebeu duas missões de deslocação de especialistas nacionais, e da ilha de São Nicolau e brevemente também vão fazer uma nova missão à Ilha de Santo Antão.

MGL/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


04-10-2024 21:57
04-10-2024 21:47
04-10-2024 21:24
04-10-2024 20:38
04-10-2024 20:28