Autarquia da Ribeira Grande quer colocar Porto Mosquito na rota do turismo cabo-verdiano

17-04-2024 14:47

Cidade da Praia, 17 Abr. (Inforpress) - A Câmara da Ribeira Grande (Santiago) almeja colocar a aldeia piscatória do Porto Mosquito, “um potencial turístico” do concelho e da ilha de Santiago na rota do turismo cabo-verdiano, visando a valorização dos seus recursos.

A vereadora da área da administração, recursos humanos e empreendedorismo, Sílvia Furtado, revelou que a autarquia projecta requalificar toda a muralha da baía, para que possa ter uma nova dinâmica.

“Porto Mosquito, situado a escassos quilómetros da Cidade Velha, destaca-se sobretudo pela elegância da sua baía, sol ao longo do ano, peixe fresco, já que a população vive essencialmente da pesca, gente que transmite toda a morabeza cabo-verdiana”, realçou Furtado.

Outrossim, apresentou a localidade como uma zona marcada por gentes acolhedoras, que transmitem toda a morabeza cabo-verdiana, que valoriza a cultura e o turismo cabo-verdiano, num ambiente convidativo e muito promissor para os visitantes.

A autarquia, revelou, está a levar a cabo um projecto para melhorar a vida das suas gentes, pelo que tem em andamento um trabalho junto com os pescadores para o fibramento dos botes de pesca e aquisições de materiais para conservas, bem como a atribuição de arcas e malas térmicas às peixeiras.

“Estamos a dotar os pescadores, assim como peixeiras e armadores, de ferramentas indispensáveis, de modo a munir-lhes dos mecanismos necessários para que possam actuar nas suas áreas de forma tranquila. Assim, estamos a trabalhar para a conservação dos excedentes, evitando o desperdício do pescado”, afirmou.

“Temos pescadores, peixeiras e armadores. Estão sendo valorizados, incentivados. Estamos em crer que o festival (realizado no final de semana último) vai ser um grande impute para a região, porquanto contribuirá para a valorização e reconhecimento dos trabalhos que têm vindo a realizar para o desenvolvimento local e do concelho”.

Nesta linha, justificou o envolvimento da Câmara Municipal no “Festival de Peixe”, realizado pela Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento (ADAD), no Porto Mosquito, na qualidade de parceira, por ser uma iniciativa que promove a cultura, o empreendedorismo e o turismo, visando o desenvolvimento da própria localidade.

Situada a menos de 15 km da capital, pertencente ao Município da Ribeira Grande de Santiago, Porto Mosquito tem uma comunidade de pouco mais de mil habitantes e é essencialmente piscatória.

SR/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


30-04-2024 19:31
30-04-2024 19:19
30-04-2024 19:01
30-04-2024 18:08
30-04-2024 17:54