Ilha do Sal: Electra justifica penúria de água na ilha com "avaria grave" na conduta adutora Palmeira-Morro Curral

30-04-2024 19:01

Espargos 29 Abr (Inforpress)- O administrador executivo da Electra justificou hoje que a penúria de água que vinha afectando a ilha se deve a uma avaria na conduta adutora Palmeira-Morro Curral, mas garantiu que os técnicos têm trabalhando afincadamente para a sua reparação.

Antão Cruz fez essa afirmação numa entrevista à comunicação social, para tranquilizar os salenses sobre a situação da distribuição da água por toda ilha, que já foi normalizada, com recurso a um outro reservatório que estava desativado desde 2014 e que embora apresente algumas fissuras que leva a grandes perdas foi a única solução de imediato.

“De facto a avaria foi mesmo uma situação grave, o reservatório da produção onde nós temos a nossa junta quando temos a estação de bombagem na Palmeira teve uma avaria onde tivemos a necessidade de intervir nesse reservatório na parte interior e estes danos acabaram por afetar a nossa estação de bombagem”, explicou.

“Tivemos praticamente dois dias intensivos a recorrer a todos os meios para resolver este problema, não foi possível e optamos então para uma solução ´B´, que é a utilização de um segundo reservatório que infelizmente tem muitas perdas, mas tendo em conta que a ilha poderia ficar numa situação de calamidade nas próximas semanas, estamos a assumir esta responsabilidade”, continuou.

A Electra espera resolver esta situação dentro de semanas, mesmo que não seja um trabalho simples como explicou o administrador, que envolve o próprio fabricante deste reservatório e o fornecedor.

Quanto à distribuição de água pela ilha, Antão Cruz esclarece que a população não deverá se preocupar com isso, lamentando apenas as perdas de água que no final do ano serão “muito elevadas”.

“Neste momento não temos outra solução, a Electra assume isto como um custo para a empresa, mas o mais importante é fazer com que a água chegue às torneiras das pessoas”, sublinhou.

A empresa distribuidora de água na ilha apela, no entanto, à população para o consumo racional deste líquido precioso.

“Convém que as pessoas utilizem a água com a maior racionalidade possível e pedir encarecidamente aos clientes que considerem sempre a possibilidade de terem um depósito de reserva, porque são situações que nos ultrapassam e que podem ocorrer(...) avarias, manutenções, são situações que podem ocorrer na rede”, reforçou.

A Electra enaltece a parceria com a Águas de Ponta Preta (APP), que contribuiu para minimizar o problema, principalmente na cidade de Santa Maria, onde forneceu água aos hotéis, restaurantes e bares.

NA/JMV
Inforpress/Fim

Notícias Recentes


21-05-2024 22:53
21-05-2024 21:47
21-05-2024 21:39
21-05-2024 18:59
21-05-2024 18:24