São Filipe: Jardim infantil de Cabeça Monte será transformado num centro sociocomunitário – presidente

07/07/24 12:53

São Filipe, 07 Jul (Inforpress) – O espaço onde funciona o jardim infantil de Cabeça Monte, município de São Filipe, vai ser reabilitado e transformado num centro sociocomunitário com área para creche e para outras actividades culturais e recreativas.

O anúncio da criação de um centro sociocomunitário foi feito sábado à noite pelo presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuías Silva, no acto de inauguração das obras de reabilitação e modernização da placa desportiva de Cabeça Monte.

O projecto, segundo o mesmo, foi pré-aprovado e consta de um pacote submetido a organização não-governamental luxemburguesa Betebuerg Helleft e inclui a reabilitação das escolas de ensino básico obrigatório de Lagariça, Ponta Verde, Monte Grande e Monte Largo, num valor de mais de 100 mil contos, que deverá ser aprovado pelo conselho da administração da associação luxemburguesa nos próximos meses.

Trata-se de um projecto integrado com a placa desportiva e vai transformar-se, não só, numa creche como num centro sociocomunitário para servir a comunidade e dinamizar acções da comunidade.

A localidade de Cabeça Monte tem tido problemas com a recepção do sinal da rede móvel e de internet e o presidente Nuías Silva disse que está a trabalhar com uma das operadoras de telecomunicações para, no imediato, resolver o problema da cobertura de rede móvel e de internet.

A reabilitação e modernização da placa desportiva, que representa um investimento de seis mil contos aplicados na substituição do piso, construção de bancadas, iluminação led e vedação, é a concretização de uma grande reivindicação da comunidade, sobretudo dos jovens.

O edil avançou ainda que com a iluminação a localidade de Cabeça Monte e arredores passa a ter acesso a um espaço, não só, para o desporto, mas também para todas as actividades culturais e recreativas já que pode ser usado como palco para espectáculos.

“A placa está preparada para jogos de futsal e de andebol, mas tem marcação para basquetebol e voleibol e o vereador do desporto está a mobilizar junto do IDJ, e outros parceiros, tabelas e redes de voleibol para esta placa e as demais já inauguradas e por inaugurar para permitir a prática das demais modalidades nos povoados mais distantes das escolas secundarias”, disse.

A edilidade já inaugurou, e devolveu aos jovens, as placas desportivas de Campanas de Baixo, Galinheiro e Cabeça Monte e, no próximo fim-de-semana será a vez dos jovens da comunidade de Jardim/Batente receberem a sua placa desportiva, construída de raiz.

Depois de mais de um ano de espera os jovens da comunidade de Cabeça Monte mostraram-se gratos com a reabilitação e modernização da placa desportiva, sobretudo com a sua iluminação o que vai permitir a realização de jogos à noite e redinamizar a prática do desporto, incentivando os jovens à prática de desporto.

“Esta infra-estrutura vai ter um impacto positivo no seio desta comunidade e estamos a cumprir o sonho de vários anos”, desabafou um jovem de Cabeça Monte, observando que a placa está alinhada para mais modalidades além de futsal, nomeadamente andebol, voleibol e basquetebol, e vai permitir aos jovens da localidade praticarem mais desportos além de servir para outras actividades.

JR/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


05/10/24 22:26
05/10/24 22:17
05/10/24 20:37
05/10/24 20:27
05/10/24 20:17