Maio: Rádio comunitária “Voz di Djarmai” celebra 17 anos de emissão

17/10/24 21:26

 Porto Inglês, 17 Out (Inforpress) – A Rádio comunitária “Voz di Djarmai” celebra hoje 17 anos de emissão enquanto estação local de promoção da cidadania e de união entre os maienses, mas persistem ainda as dificuldades na sua consolidação.

Janice Contina, animadora e directora substituta da estação, destaca que ao longo dos 17 anos de emissão da “Voz di Djarmai”, a rádio revelou-se um órgão de comunicação de excelência na promoção da cidadania e de reforço de parcerias locais.

“Ao longos destes anos a nossa rádio tem facilitado o estabelecimento de parcerias locais e contribuído para a valorização da solidariedade e da cidadania, promovendo a educação cívica dos membros das comunidades em termos de direitos e deveres”, apontou a animadora, destacando que a “Voz di Djarmai” é, também, um elemento catalisador dos jovens e emissão de programas por eles elaborados.

A entrevistada da Inforpress destaca que a rádio, ao longo destes anos, teve e tem uma programação diversa, com destaque para os programas de informação local, recados entre aldeias, desporto, música e recriação.

“A rádio comunitária permite que as campanhas de sensibilização e educação para a saúde, ambiente, água e saneamento sejam transmitidas a toda a população. Também serve como veículo de práticas nutricionais, divulgação de técnicas agrícolas melhoradas, programas de culinária e até de Proteção Civil”, destacou a voz do programa “Tarde Tropical”, com nove anos de voluntariado na estação.

Apesar de estar a comemorar os 17 anos de emissão, a rádio ainda se prende com as dificuldades da sustentabilidade, como referiu a mesma fonte, já que, como disse, os anúncios e avisos não sustentam a estação.

A par da sustentabilidade, a rádio ainda precisa digitalizar a sua emissão para chegar nos maienses na diáspora que, conforme Janice Contina, sentem falta da programação da rádio.

“Os maienses na diáspora sentem esta carência porque a rádio tem grande impacto na ilha do Maio entre jovens e pessoas idosas e muita gente na diáspora quer saber o que se passa e mandar mantenhas para os familiares na ilha”, disse.

Neste momento a rádio possui três colaboradores e pode ser ouvida na ilha do Maio de segunda a quinta-feira, das 7:30 às 19:30 e 24 horas nos fins-de-semana, através da frequência 89.5 MHZ, com a revitalização da frequência.

A rádio comunitária “Voz di Djarmai” iniciou a emissão a 17 de Outubro de 2007 e entre os colaboradores destaca-se o nome da cantora Élida Almeida, que já apresentou um programa na estação.

 

RL/JMV

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


18/10/24 08:30
18/10/24 08:21
18/10/24 08:14
18/10/24 07:56
18/10/24 07:54