Desporto


28/06/24 14:45

Cidade da Praia, 28 Jun (Inforpress) - Os treinadores Edvaldo Cardoso (Boavista da Praia) e Toca Leite (Palmeira do Sal) estão confiantes na passagem das respectivas equipas à final do campeonato nacional de futebol e acreditam que vai ser um "grande jogo".

O Boavista da Praia recebe este sábado, 29, a partir das 15:30, no Estádio da Várzea, a Palmeira do Sal, depois de um empate a uma bola, no jogo da primeira-mão, realizado no Estádio Marcelo Leitão.

Em declarações à Inforpress, Edvaldo Cardoso, disse que apesar da "ligeira vantagem" o foco é pensar que se trata de mais um jogo no qual a sua equipa vai encerrar com a mesma mentalidade vencedora.

"Vamos fazer alguns reajustes, mas a abordagem vai ser a mesma. Não vai fugir daquilo que sempre acreditamos", adiantou o timoneiro axadrezado, apelando à mobilização dos adeptos ao Estádio da Várzea, visto que o jogo não vai ser transmitido pela Televisão de Cabo Verde.

Questionado se esta partida pode ser vista como uma final antecipada, Edvaldo Cardoso respondeu argumentando que o outro jogo das meias-finais [Derby - Académico do Sal] "é também uma final antecipada".

Por seu lado, indo na mesma senda, Toca Leite considerou que das quatro equipas presentes nas meias finais, qualquer uma pode ser campeão nacional.

Quando ao jogo, o timoneiro salense, que procura a sua terceira final consecutiva, garantiu que, apesar da desvantagem, a abordagem vai ser a mesma apresentada na ilha do Sal.

"Esperamos encontrar um adversário forte, que vai jogar em casa com o apoio dos seus adeptos. No entanto vamos manter a filosofia de jogo que temos vindo a apresentar ao longo da época", precisou.

Por isso, acredita que vai ser um "bom jogo", dado que, conforme analisou, vai colocar frente-a-frente duas equipas experientes e que conseguem lidar com a pressão que vem de fora.

"Assim como foi um bom jogo no Sal, será um bom jogo aqui na Praia", frisou Toca Leite, que assim como no primeiro jogo, não vai poder contar com Latch, melhor jogador do campeonato passado, Roni e Stiven, todos por lesão.

O Boavista da Praia parte em vantagem para este jogo, uma vez que, conforme o regulamento da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), "se as duas equipas, no final da segunda-mão, estiverem empatadas no número de golos marcados na eliminatória, os golos marcados fora de casa contam a dobrar".

No outro jogo das semifinais, a disputar-se, no Estádio Adérito Sena, em São Vicente, o Derby recebe o Académico do Sal, após a derrota, por 1-0, no primeiro jogo realizado na "ilha da Aeroporto".

Os salenses, vão entrar em campo a precisarem de um empate para chegarem à final, ao passo que os sanvicentinos, terão que vencer, por mais que dois golos, de modo a anularem esta desvantagem.

O certo é que qualquer que seja o desfecho destes dois jogos prevê-se uma final inédita do campeonato nacional de futebol.

A Palmeira do Sal faz a defesa do título, conquistado na época passada.

A final está marcada para o dia 13 de Julho, no Estádio Nacional, na Cidade da Praia.

OM/ZS

Inforpress/Fim

28/06/24 12:31

Cidade da Praia, 28 Jun (Inforpress) - As equipas finalistas do campeonato nacional de futebol, referente à época 2023-2024, vão ser conhecidas este sábado, 28, nos jogos da segunda-mão das meias-finais da prova.

No Estádio da Várzea, o Boavista da Praia recebe, a partir das 15:30, no Estádio da Várzea, a Palmeira do Sal, depois de um empate, a uma bola, no jogo da primeira-mão, realizado no Estádio Marcelo Leitão.

Sendo assim, o Boavista da Praia parte em vantagem para este jogo, uma vez que, conforme o regulamento da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), "se as duas equipas, no final da segunda-mão, estiverem empatadas no número de golos marcados na eliminatória, os golos marcados fora de casa contam a dobrar".

No outro jogo das semifinais, a disputar-se, no Estádio Adérito Sena, em São Vicente, o Derby recebe o Académico do Sal, após a derrota, por 1-0, no primeiro jogo realizado na "ilha da Aeroporto".

Os salenses, vão entrar em campo a precisarem de um empate para chegarem à final, ao passo que os sanvicentinos, terão que vencer, por mais que dois golos, de modo a anularem esta desvantagem.

O certo é que qualquer que seja o desfecho destes dois jogos prevê-se uma final inédita do campeonato nacional de futebol.

A Palmeira do Sal faz a defesa do título, conquistado na época passada.

A final está marcada para o dia 13 de Julho, no Estádio Nacional, na Cidade da Praia.

OM/ZS

Inforpress/Fim

27/06/24 17:59

Cidade da Praia, 27 Jun (Inforpress) - A 12ª edição da Liga Stopira em futebol de sub-19, arranca na sexta-feira, 28, no Estádio Municipal Achada Santo António, na Praia, entre os Travadores e Bola Pra Frente, em partida marcada para às 08:30 do Grupo A.

De acordo com informações avançadas à Inforpress pelo mentor desta iniciativa, Ivanir Rodrigues, conhecido nas lides desportiva por Barrusco, o jogo inaugural será seguido do embate que coloca frente-a-frente as agremiações do Meio de Achada “TMT” e Varandinha, para a poule B.

A jornada inaugural prossegue no sábado, 29, com as partidas entre o Grémio Nhagar x Juda, ficando de fora o Real El Sonhador.

Já no domingo, em jogo para a poule C, o Sporting faz a recepção ao EFSOD, em partida marcada para às 08:30, para logo de seguida medir as forças os conjuntos de Palmarejo e Ajax.

Relativamente ao Grupo D, no sábado 29, às 14:30, Tira Chapéu defronta EFAG, sendo que às 16:00 Fonton e Criolinhos defrontam-se no Municipal de Santo António.

A Liga Stopira’2024 em sub-19 arranca esta sexta-feira, com 16 equipas, um acréscimo de quatro em relacção ao ano transacto e vai ser disputada em Santiago Norte e Santiago Sul em homenagem ao treinador Flávio Monteiro.

Os jogos serão realizados nos campos de Sucupira - Achada de Santo António, São Pedro - Pensamento, Achada Grande Frente e Estádio da Várzea, Santa Catarina, Santa Cruz e Tarrafal.

A “final-four” vai ser disputada a duas mãos, no Estádio da Várzea e no Estádio Municipal de Tarrafal de Santiago e a final será realizada no Estádio da Várzea.

SR/CP

Inforpress/Fim

27/06/24 17:09

Cidade da Praia, 27 Jun (Inforpress) - Uma equipa de arbitragem de São Vicente, chefiada por Nailson Barbosa, vai dirigir no sábado o jogo da segunda mão das meias-finais do campeonato de Cabo Verde entre o Boavista e o Palmeira do Sal, no Estádio da Várzea.

De acordo com o comunicado do Conselho Nacional de Arbitragem da FCF, Wilson Barbosa e Stiven David foram designados as funções do segundo e terceiro assistentes, Ravitson Amador o do quarto árbitro, nesta partida em que o antigo árbitro internacional cabo-verdiano Manuel Duarte vai assumir o papel do delegado.

Já para ao jogo no Estádio Adérito Sena, no Mindelo, entre o FC Derby e o Académico do Sal, foi outorgado uma equipa de arbitragem da ilha da Boa Vista, liderada por Eliandro Pinto, coadjuvado por Rogério Ramos e Zé Rocha, ao passo que Hipequizio Neves foi confiado o papel do quarto árbitro. Osvaldino Lopes foi designado delegado ao jogo.

Em relação aos jogos da primeira mão das meias-finais, disputadas na semana passada, as equipas do Palmeiras e Boavista da Praia empataram a uma bola no Municipal Marcelo Leitão, na ilha do Sal, ao passo que no outro jogo, também realizado na ilha do Sal, o Académico do Sal levou de vencida o FC Derby por 1-0.

SR/CP

Inforpress/Fim

27/06/24 16:47

Cidade da Praia, 27 Jun. (Inforpress) - A atleta internacional cabo-verdiana Arianne Morais falhou esta quarta-feira o pódio na final do lançamento de dardo por 70 centímetros, no Campeonato Africano de Atletismo em Douala (Camarões), ao terminar a prova na quarta posição.

Segundo avançou a Federação Cabo-verdiana de Atletismo, a atleta crioula nascida na Noruega e a residir nos Estados Unidos, que se estreou pelas cores do país na prova de Douala, encerrada na quarta-feira, lançou 52.70 metros, tendo sido suplanta no terceiro lugar do pódio por uma atleta do Uganda com o registo de 53,57 metros no universo de 11 concorrentes.

Arianne Morais, ainda de acordo com a fonte, “chegou ao campeonato em apreço, na qualidade de detentora do recorde nacional e segunda melhor performance de África com o registo de 57.61 metros estabelecido nos Estados Unidos da América”.

“Caso para dizer o Desporto sempre tem dessas. O importante é não desistir e manter a fé e o foco por dias melhores. Estamos e continuamos juntos Arianne. Ainda assim, aceite os parabéns da FCA pela prestação e humildade com que enfrentou o desafio”, escreveu a federação nacional da modalidade.

SR/CP

Inforpress/Fim

26/06/24 16:08

Porto Novo, 26 Jun (Inforpress) – O campeonato regional de ciclismo em Santo Antão Sul acontece nos dias 28 e 30 de Junho, com o contra-relógio individual e prova em linha, anunciou hoje a associação regional de ciclismo.

Na realização da competição, que deve contar com perto de uma dezena de ciclista, a Associação Regional de Ciclismo de Santo Antão Sul conta com a parceria da Federação cabo-verdiana do Ciclismo, da edilidade porto-novense, dos serviços da protecção civil e da escola de condução Domingos.

Na temporada 2023, o ciclista Lucas Bronze sagrou-se campeão regional de ciclismo em Santo Antão Sul, tendo percorrido os 66 quilómetros em duas horas, 22 minutos e 40 segundos.

José Pinto ficou com o primeiro lugar no contra-relógio individual de 18 quilómetros.

Ainda na época passada, o ciclista Hernany da Luz sagrou-se campeão regional de bicicleta a todo o terreno (BTT), também em Santo Antão Sul.

JM/CP

Inforpress/Fim

26/06/24 14:38

Porto Novo, 26 Jun (Inforpress) – Os promotores do hipismo na cidade do Porto Novo, em Santo Antão, reivindicaram hoje a necessidade de se melhorar as condições de segurança na pista de cavalos desta urbe, pedindo a vedação da mesma.

Um proprietário de cavalos disse à Inforpress que as autoridades devem ter em devida atenção a questão de segurança na pista de cavalos para se evitar eventuais acidentes provocados por invasão das pessoas no momento de corrida, o que põe em causa a vida das pessoas.

A invasão, explica, não só cria obstáculos aos cavalos como põe em perigo os jóqueis como os próprios espectadores, razão pela qual, alertou a mesma fonte, “seria bom que houvesse uma vedação na pista e que os espectadores ficassem com uma distância necessária”.

A Associação Hípica do Porto Novo tem estado, também, a pedir melhores condições na pista de cavalos, propondo a sua vedação.

Esta pista esteve, durante a corrida de cavalos realizada no âmbito das festas de São João, cheia de amantes do hipismo para assistir a este evento, um dos mais esperados das festividades do santo padroeiro.  

A égua Phizer venceu a corrida, em que participaram 14 cavalos.

JM/ZS

Inforpress/Fim

26/06/24 13:06

Ribeira Grande, 26 Jun (Inforpress) – Seis tenistas ribeira-grandenses da categoria sub 12 estão a disputar a Taça Criança 2024, que decorre no campo de ténis de Afonso Martinho, Ribeira Grande, Santo Antão.

Em declarações à Inforpress, o presidente da Associação de Ténis da Ribeira Grande, António Miranda explicou que a competição está enquadrada no mês de Junho, mês da criança.

“Trata-se de uma competição que estava prevista para arrancar mais cedo, mas devido ao período de avaliação dos nossos atletas, resolvemos adiá-la”, contou.

Segundo António Miranda, no evento, que está dividido em cinco jornadas e vai decorrer até o dia 02 do próximo mês de Julho,vão jogar todos contra todos e ganha quem tiver mais vitórias, mais sets ou mais games, conforme o caso.

António Miranda sublinhou que os seis atletas que estão a disputar a taça, são crianças que, a seu ver, têm um “certo” nível e podem ser contemplados para competições tanto nacionais como internacionais.

Em paralelo à taça, a associação está a realizar ainda a Taça Independência, que, segundo António Miranda, é uma forma também de comemorar o Dia da Independência Nacional.

“Já tivemos a primeira fase da Taça Independência, que era a formação da cabeça de série, e a partir da próxima sexta-feira, 28, vamos realizar a segunda fase, que é a qualificação, para juntar oito atletas masculinos, e também tem aquela outra categoria que é feminina”, pontuou.

LFS/ZS

Inforpress/Fim

25/06/24 18:17

Cidade da Praia, 25 Jun. (Inforpress) – Cabo Verde estreia-se esta terça-feira no Campeonato Africano de Atletismo, que decorre de 21 a 26 do corrente, no Estádio Olímpico de Douala, Camarões, onde os três atletas crioulos entram em cena.

De acordo com informações divulgadas pela Federação Cabo-verdiana de Atletismo, Arianne Morais, atleta cabo-verdiana nascida na Noruega e residente nos Estados Unidos da América, prontifica-se como a grande esperança da delegação, logo na sua estreia pelas cores nacionais de Cabo Verde no lançamento de dardo, no universo de 11 concorrentes.

Medalhista de ouro no Campeonato Europeu Sub-18 de 2016, esta cabo-verdiana é especialista no lançamento de dardo e peso e está nos Camarões em busca de qualificação Olímpica para Paris’2024.

Arthur Silva, o único atleta residente dos três que representam o país nesta montra africana, vai estrear-se no Campeonato Africano na disciplina dos 1500 metros, numa prova que conta com o concurso de 28 participantes.

Por sua vez, Ronaldinho Oliveira Cabral, atleta cabo-verdiano residente em Portugal, vai competir nos 200 metros, num universo de 68 participantes.

SR/JMV

Inforpress/Fim

25/06/24 18:13

Cidade da Praia, 25 Jun (Inforpress) - A judoca internacional cabo-verdiana Djamila Correia e Silva já está qualificada para Jogos Olímpicos Paris’2024 pelo ranking continental na categoria -52 quilograma, anunciou hoje o Comité Olímpico Cabo-verdiano, após notificação da Federação Internacional de Judo.

“Djamila Silva tem dado cartas ao nível de torneios no continente, no último campeonato africano, que decorreu em Abril deste ano, arrecadando a medalha de prata. A atleta tem feito um trabalho louvável a representar Cabo Verde em competições ao nível mundial”, referenciou o Comité Olímpico Cabo-verdiano na sua alusão a esta Bolseira de Solidariedade Olímpica.

Com esta confirmação, passam a ser cinco os atletas cabo-verdianos qualificados para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, a delegação contando já com Samuel Freire no atletismo (maratona), Victor Alvares na esgrima (florete), David Pina e Nancy Moreira no boxe (51 kg e 66 kg, respectivamente).

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 arrancam no dia 26 de Julho e terminam a 11 de Agosto. 

SR/CP

Inforpress/Fim

25/06/24 15:59

Calheta, São Miguel, 25 Jun (Inforpress) – Um grupo de 10 treinadores da Academia do Desporto, Educação e Cultura (ADEC), com sede em São Miguel, em Santiago, participa desde segunda-feira e por um período de uma semana numa formação de treinadores de futebol.

Em declarações à Inforpress, o presidente deste clube, Austelino Furtado, explicou que inicialmente esta acção formativa foi pensada para todos os treinadores de futebol de toda a região desportiva de Santiago Norte, mas, que por falta de manifestação de interesse a mesma arrancou com 10 técnicos da ADEC, sendo oito homens e duas mulheres.

“São treinadores da ADEC com algumas experiências, mas que com esta formação vão aprimorar os seus conhecimentos e habilidades como treinadores de futebol”, perspectivou.

Daí, disse acreditar que após esta formação com foco em técnicas de treino actualizadas, estratégias tácticas e 'insights' valiosos do Willy Schmid, renomado treinador do FC Basileia, Suíça, é o futebol e a região desportiva Santiago Norte que saem a ganhar.

Segundo informou a vertente teórica decorre no espaço da ADEC e a parte prática no Estádio Municipal de Kizomba, em Veneza, no município de São Miguel.

Durante a entrevista à Inforpress, adiantou que este clube criado em 2019 tenciona apostar em outras modalidades desportivas além do futebol, onde compete em vários escalões, sendo numa primeira fase o futsal.

Por outro lado, Austelino Furtado avançou que a ADEC vai promover um conjunto de actividades lúdicas e desportivas destinas às crianças durante as férias de Verão, com destaque para treinos de futebol para meninas e meninos.

A iniciativa, segundo ele, vai arrancar a partir de 01 de Julho, no Estádio Municipal de Kizomba, em Veneza, São Miguel.

FM/HF

Inforpress/Fim

24/06/24 17:57

Cidade da Praia, 24 Jun (Inforpress) – A dupla cabo-verdiana de voleibol de praia constituída pelas irmãs Janice e Ludmila Varela qualificou-se hoje para o Mundial’2025 na Austrália, ao terminar o torneio continental de qualificação olímpica, realizado em Marrocos, em quarto lugar.

Segundo informações avançadas esta tarde pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano, as irmãs perderam hoje com Marrocos 2-0 e classificaram-se no quarto lugar do torneio Continental de Voleibol de praia feminino.

Refira-se que Janice e Ludmila Varela tinham sido eliminadas no domingo para os Jogos Olímpicos de Paris’2028, face à derrota no jogo das meias-finais com a Nigéria por 2-0, pelos parciais de 21- 08 e 21-15.

A equipa cabo-verdiana somou três vitórias consecutivas ao deixar pelo caminho as suas congéneres do Níger, das Maurícias e do Gana.

“As irmãs Varela perderam com Marrocos (2-0) no último jogo do torneio. Mas a determinação e paixão pelo voleibol de praia não pára por aí! O seu sonho olímpico foi adiado para 2028”, finalizou o COC na sua comunicação.

SR/HF

Inforpress/Fim

Afficher 1 à 12 de 60