Porto Novo: Camponeses das zonas altas esperançosos na queda de chuvas já concluíram sementeira em pó

26-07-2024 15:19

Porto Novo, 26 Jul (Inforpress) – Os camponeses das zonas altas do município do Porto Novo, em Santo Antão, já concluíram as sementeiras em pó e manifestaram-se esperançosos na queda de chuvas que permita um bom ano agrícola.

No Planalto Norte, o porta-voz os camponeses, Maduino Lima, confirmou que já foram feitas as sementeiras de batatas, milho e feijões e que os agricultores estão confiantes num bom ano agrícola, a avaliar pelas previsões de precipitações abundantes.

“As pessoas já efectuaram as sementeiras em pó e ficam agora à espera de chuvas. Este ano, estamos confiantes, já que as previsões apontam para muita chuva em todo o país”, notou.

No Planalto Leste, os agricultores já realizaram também as sementeiras de batata comum e do milho, segundo o porta-voz Domingos Amador que disse que reina no seio dos camponeses “muita esperança” num bom ano agrícola.

“Já terminamos as sementeiras e agora ficamos à espera das chuvas. Este ano pode ser diferente para melhor já que se prevê muita chuva em Cabo Verde. Estamos esperançosos”, sublinhou.

Todavia, em algumas zonas de agricultura de regadio, os lavradores começam a ficar preocupados com a escassez de água devido à diminuição do caudal das nascentes e furos.

A Inforpress soube que em Alto Mira (Faial e o terceiro povoado), na Ribeira das Patas e Ribeira dos Bodes (Recantinho) os agricultores estão preocupados com a falta de água para a rega devido à redução do caudal dos sistemas de produção de água.

Em Alto Mira, o representante dos agricultores disse à Inforpress que a classe espera “com ansiedade” a queda das chuvas para alimentar as nascentes, cujo caudal está a diminuir.

A delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente já preparou o ano agrícola, tendo como principal preocupação a prevenção das pragas.

JM/AA

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


17-10-2024 21:26
18-10-2024 2:11
17-10-2024 21:10
17-10-2024 20:51
17-10-2024 20:32