Polícia Judiciária alerta para os riscos de apropriação de perfis das redes sociais e uso indevido de contas

11-07-2024 11:47

Cidade da Praia, 11 Jul (Inforpress) - A Polícia Judiciária emitiu hoje um alerta sobre os riscos da apropriação de perfis das redes sociais na sequência de várias denúncias recebidas sobre o crime de acesso ilícito com episódios recorrentes de apropriação indevida de contas.

Na sua página oficial nas redes sociais, a entidade referiu que é um acto criminoso que está a causar na maioria das pessoas “insegurança” ao usar qualquer rede social. E alertou aos internautas e à sociedade em geral sobre esta prática “criminosa” e os riscos escondidos por detrás do crime.

“(…) acto repudiante que actualmente os usuários enfrentam ao ter o seu perfil apropriado por pessoas mal-intencionadas, estes que ao apropriarem da identidade da vítima com a invasão do perfil/privacidade da vítima, enviam mensagens maldosas aos contactos, causando danos à imagem e à reputação, entre outros actos criminosos” explicou, avançando que inicialmente os criminosos enviam às vítimas um código que simula ter origem no serviço.

Segundo a entidade, ao disponibilizar o código de segurança que recebeu dos criminosos, os mesmos ficam aptos a gerar novas credenciais e associar novos contactos às respectivas contas e a aceder às mesmas, possibilitando enviar e receber mensagens.

Por isso, a instituição alertou hoje à população para, em qualquer dispositivo de acesso à internet, estar atenta contra todas as ameaças e riscos no uso das redes sociais, principalmente desta prática criminosa para obter as credenciais das redes sociais dos internautas e alterá-las de modo a impossibilitar a vítima de entrar ou recuperar o acesso à sua conta.

O Presidente da República, José Maria Neves, voltou esta quarta-feira a denunciar perfis falsos na rede social facebook em seu nome e da primeira-dama para tentativas de burla.

Em comunicado de imprensa, a Presidência explicou que estes perfis envolvem esquemas de burla que prometem apoio financeiro em troca de documentações e valores em dinheiro.

 LT/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


15-07-2024 14:38
15-07-2024 14:09
15-07-2024 14:01
15-07-2024 13:41
15-07-2024 13:25