Xi Jinping efectua de 5 a 10 de Maio visitas de Estado à França, Sérvia e Hungria

30-04-2024 11:48

Beijing, 30 Abr (Inforpress) - O Presidente chinês, Xi Jinping, efectua de 5 a 10 de Maio visitas de Estado à França, Sérvia e Hungria, a convite dos respectivos homólogos desses países, anunciou, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.

Segundo Lin Jian, citado pela Xinhua, esta é a primeira visita à Europa de um chefe de Estado chinês em quase cinco anos, o que é de grande importância para o desenvolvimento global das relações da China com a França, a Sérvia, a Hungria e a Europa e dará um novo impulso à paz e ao desenvolvimento no mundo.

Observando que a França foi o primeiro grande país ocidental a estabelecer relações diplomáticas com a República Popular da China a nível de embaixador, Lin disse que as relações China-França estão há muito tempo na vanguarda das relações entre a China e o Ocidente.

Nos últimos anos, sob a liderança estratégica dos presidentes Xi Jinping e Emmanuel Macron, as relações sino-francesas mantiveram uma boa dinâmica de desenvolvimento, com comunicação estratégica frutuosa, cooperação prática, intercâmbios interpessoais mais profundos, bem como uma forte coordenação a nível internacional e assuntos regionais, disse Lin, em conferência de imprensa esta segunda-feira.

Durante a visita, Xi manterá conversações com Macron e trocará opiniões sobre as relações China-França e China-Europa, bem como sobre questões internacionais e regionais de interesse comum.

A visita de Xi é a segunda visita de Estado de um chefe de Estado chinês à França em cinco anos. Coincide com o 60º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e a França e é de grande importância para a consolidação das conquistas passadas e a abertura de novas perspectivas para as relações bilaterais, observou Lin.

Acrescentou igualmente que a China está disposta a trabalhar com a França para fazer desta visita uma oportunidade para fortalecer ainda mais a confiança política mútua, aprofundar a solidariedade e a cooperação, levar a parceria estratégica abrangente China-França a um novo nível, dar um novo impulso ao desenvolvimento saudável e estável das relações entre a China com a UE, bem como fazer novas contribuições para a paz, a estabilidade, o desenvolvimento e o progresso mundiais.

Quanto à Sérvia, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China disse ser o primeiro parceiro estratégico abrangente da China na Europa Central e Oriental, e que os dois países desfrutam de uma forte amizade.

Nos últimos anos, sob a liderança estratégica dos presidentes Xi Jinping e Aleksandar Vucic, as relações China-Sérvia mantiveram um elevado nível de desempenho, disse Lin. Os dois lados apoiaram firmemente os interesses fundamentais e as principais preocupações um do outro, partilharam uma sólida confiança política mútua, alcançaram resultados frutíferos na cooperação de qualidade no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota (ICR) e mantiveram uma estreita coordenação em áreas multilaterais”, referiu.

Esta é a segunda visita de Xi à Sérvia em oito anos, o que representa um passo importante para actualizar e melhorar as relações bilaterais, disse Lin.

A Hungria, por sua vez, é um país importante na Europa Central e Oriental, o porta-voz chinês, dizendo que o país é também um parceiro importante para a China na promoção da cooperação no âmbito da ICR e da cooperação China-Europa central e oriental.

Lin lembrou que nos últimos anos, sob a liderança estratégica dos líderes dos dois países, as relações China-Hungria mantiveram um desenvolvimento de alto nível, com intercâmbios de alto nível sendo estreitos, a confiança política mútua continuamente reforçada e resultados frutíferos sendo alcançados em cooperação em vários domínios, o que traz benefícios tangíveis aos dois povos.

Dado que este ano marca o 75º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e a Hungria, esta importante visita, perspectivou, abrirá um novo capítulo na cooperação amistosa China-Hungria injectará um novo impulso ao desenvolvimento da China- relações com a UE e trará mais estabilidade e energia positiva ao mundo.

Inforpress/Xinhua

Fim

Notícias Recentes


20-05-2024 22:26
20-05-2024 20:47
20-05-2024 20:23
20-05-2024 18:36
20-05-2024 18:20