UniPiaget tem sido um “centro de excelência” e um “farol de progresso” – reitora

07-05-2024 19:56

Cidade da Praia, 07 Mai (Inforpress) - A reitora Universidade Jean Piaget (UniPiaget), Joanita Rodrigues, afirmou hoje, na cidade da Praia, que a instituição tem sido um centro de excelência e um “farol” de progressoem  oferecer uma educação que vai além das fronteiras tradicionais do ensino.

A afirmação foi feita durante o seu discurso na sessão solene das comemorações do 23º aniversário da instalação da UniPiaget em Cabo Verde, que este  ano é assinalado no âmbito do “Maio, mês da Ciência e da Literatura”.

“A nossa reflexão permite-nos dizer que esta não é apenas mais uma instituição de ensino superior, mas também um catalisador da inovação, um centro de excelência e um farol de progresso, em oferecer uma educação que vai além das fronteiras tradicionais do ensino “, notou.

Neste sentido, reafirmou o compromisso com a internacionalização, investindo em programas que promovem a colaboração, a inovação, a investigação e a descoberta.

“A internacionalização sempre foi uma pedra angular na nossa visão, por isso acreditamos que a diversidade culturalas perspectivas globais e as colaborações internacionais são os pilares da actualidade que enriquecem o processo de aprendizagem”, apontou.

Outrossim, Joanita Rodrigues garantiu que a investigação tem sido o “mote” que tem guiado a Universidade Jean Piaget rumo à excelência académica.

Por isso, apontou que é  através de pesquisa e da busca “incansável” pelo conhecimento que a instituição poderá enfrentar os seus desafios e moldar o seu futuro.

“A nossa universidade é um celeiro de mentes curiosas e apaixonadas que se dedicam à explorar novas fronteiras em todas as áreas do saber”, concluiu.

Por sua vez, a presidente da Associação dos Estudantes da UniPiaget, Émile Rocha, disse que a instituição tem sido uma referência do ensino superior em Cabo Verde nos quesitos de pesquisa e inovação.

Émile Rocha apelou a maior engajamento dos estudantes na vida universitária curricular e extracurricular, de modo  a garantir que as suas preocupações e aspirações sejam ouvidas.

“Juntos podemos construir uma comunidade académica mais unida  e comprometida. Onde cada estudante se sinta valorizado e respeitado, em promoção da diversidade e o respeito à diferença”, apelou.

Reconhecido pelo decreto-lei n.º 12/2001 como um estabelecimento de Ensino Superior de interesse público, a UniPiaget iniciou as suas actividades no dia 07 de Maio de 2001, com a abertura do 1º ano do curso de Sociologia.

Em 2005, a UniPiaget abriu um Pólo Universitário na cidade do Mindelo, que começou a funcionar com três cursos de graduação (Ciências da Educação e Praxis Educativa, Economia e Gestão e Engenharia de Sistemas e Informática). Em 2007 abriu também o curso de Arquitectura.

Actualmente, a universidade acolhe cerca de 1.500 alunos afectos aos 16 dos 26 cursos homologados. O número de docentes ronda os 250, repartidos por vários regimes de contratação e graus académicos.

OM/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


19-05-2024 13:56
19-05-2024 13:50
19-05-2024 12:10
19-05-2024 9:34
19-05-2024 9:29