Tarrafal: Presidente da câmara municipal defende mobilização de recursos para construção da via rápida Praia-Tarrafal

25-04-2024 20:33

Tarrafal, 25 Abr (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José dos Reis, reforçou hoje, na Sessão Solene comemorativa dos 107 anos do município, a necessidade de se mobilizar os recursos necessários para a construção da via rápida Praia-Tarrafal.

Durante o seu discurso, José dos Reis reconheceu a “boa parceria” existente entre o Governo central e o município, o que, segundo o mesmo, tem proporcionado o desenvolvimento do município, mas destacou que o que se tem feito é ainda demasiado pouco para alcançar os objectivos almejados a nível do turismo.

Neste sentido o autarca ressaltou que se torna um “imperativo” a mobilização de financiamento no plano nacional e internacional para a edificação do projecto da via rápida Praia-Tarrafal, mas também que conta com a parceria do Governo para a edificação do projecto do pólo turístico do Tarrafal, criação da pedonal do comércio, cultura e lazer do Tarrafal, requalificação do centro histórico do Tarrafal, criação da aldeia turística de Fazenda e requalificação do cais do Tarrafal.

José dos Reis destacou que muito já se fez no município e se nota um ambiente de muita confiança, um ecossistema e um ambiente favorável ao investimento no município, onde, segundo o mesmo, o sector empresarial privado se afigura como sendo um parceiro estratégico e da primeira linha para a geração de emprego e rendimento, dinamização e crescimento da economia local e para além de investimentos de estrangeiros, sublinhou que têm emergido residentes e emigrantes com veias empreendedoras.

Sobre o dia do município, para o edil tarrafalense comemorar 107 anos é celebrar a memória colectiva de um povo resiliente, um povo de fé, de luta e de amor, mas também celebrar as históricas relações de um marco incontornável para Cabo Verde e Portugal e que traz a remanescência a Revolução dos Cravos ou a Revolução de Abril de 1974 e, por conseguinte, celebrar do dia em que a democracia venceu.

No dia de hoje, José dos Reis, citando o presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou que hoje é importante celebrar o passado e homenagear aqueles que fizeram o 25 de Abril de 1974, mas que também é fundamental olhar pelo que se tem hoje e caminhar de forma harmoniosa para o futuro.  

Por seu turno, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, que presidiu à cerimónia, no seu no discurso, reafirmou que o foco do Governo continua a ser a formalização da candidatura do Campo de Concentração a Património da Humanidade, que no final da tarde de hoje seria formalmente publicada no Boletim Oficial a resolução do Conselho de Ministro que formaliza a sua candidatura e depois fazer junto a UNESCO todas as diligências para que o dossier oficial seja entregue em 2025.

Em relação ao município, o governante reafirmou o compromisso do Governo em trabalhar junto da câmara municipal, independentemente da cor partidária, para diminuir as assimetrias e trabalhar na transformação do município que reconheceu como sendo o maior destino turístico da ilha, considerando-a a “menina dos olhos” da ilha de Santiago quando se fala no turismo.

Reconheceu também os ganhos, mas sublinhou que ainda há algum caminho por ser feito principalmente a nível da infra-estruturação, desemprego, alfabetização, sustentando que o Governo vai trabalhar em parceria com a câmara municipal para a criação de novas oportunidades, criação de emprego, criação de postos de trabalho, criação de rendimento nas pescas, no desporto, na agricultura, no empresariado e empreendedorismo jovem, entre outros sectores.

“107 anos depois merece que todos nós juntemos as mãos e façamos o que é necessário e o que for preciso para que as disputas, os calendários eleitorais não impeçam o acelerar do desenvolvimento do município”, salientou o ministro, anunciando que Tarrafal será contemplado com um busto de Bibinha Cabral.

De acordo com dados históricos, o município do Tarrafal foi criado a 25 de Abril de 1917, através do decreto-lei nº 3108-B de 25 de Abril, provocando a sua desintegração do Concelho de Santa Catarina que, até 1912, tinha a sua sede na vila do Tarrafal, agrupando as freguesias de Santo Amaro Abade e São Miguel Arcanjo, com sede na vila do Tarrafal.

Esta configuração administrativa permaneceu até 1997, quando foi desmembrado em dois municípios, Tarrafal e São Miguel.

O concelho, que tem 112,4 quilómetros quadrados, conta com 22 localidades, sendo duas urbanas (cidade do Mangue e Chão Bom) e 20 rurais.

MC/HF

Inforpress/Fim 

Notícias Recentes


05-05-2024 13:53
05-05-2024 11:59
05-05-2024 11:47
05-05-2024 11:24
05-05-2024 11:05