Tamboreiro das festas de São Filipe apela à população a respeitar as indicações das autoridades

30-04-2024 13:55

Fogo, 29 Abr (Inforpress) - O denominado figura incontornável como tamboreiro principal das festividades da festa da bandeira de São Filipe, Vladimir Dias, apelou hoje à população a respeitar e seguir as indicações das autoridades policiais presentes para assim passar uma boa festa.

Vladimir Dias em entrevista à Inforpress durante a tradicional matança de animais para o início dos preparativos para o almoço na Casa das Bandeiras, pediu maior respeito pelas festividades de São Filipe, demonstrando-se, contudo, “orgulhoso da grande adesão” da comunidade emigrada da região.

Segundo o tamboreiro mais antigo das festas de São Filipe, o programa é o mesmo de todos os anos, porém cada um escolhe como vive as celebrações e as memórias que tanto dignificam o mês dedicado ao Santo da região.

Aos 87 anos, Vladimir Dias realçou que já levou a cultura da ilha onde nasceu e cresceu para vários pontos do mundo como Holanda, Alemanha, Bélgica, Suíça, Coimbra, Portugal e Áustria, lembrando o percurso que iniciou muito cedo aos 19 anos de idade incentivado pelo primeiro tamboreiro do grupo “Sete estrelas” Alexandre Andrade mais conhecido por Tchitchite, já falecido.

Em 1956, avançou, Alexandre Andrade o apresentou como o sucessor ao antigo presidente da câmara municipal, João Brito, tendo desde esta data, formado diversos jovens e instituído a própria residência como casa da cultura e dedicada a aulas de tambores e auxílio de turistas.

Vladimir Dias foi homenageado no dia 27, com um quadro da sua figura pintado pelo artista que reside nos Estados Unidos da América, José Pereira ou Djudjé.

Ressaltou que é um “orgulho” poder presenciar toda a comunidade emigrada da ilha a festejar a cultura e tradição do concelho, em comemoração ao Santo Filipe no dia 01 de Maio, sublinhando que recebem sempre muito carinho e amor.

“Todos os jovens que vêm da América, Luxemburgo é porque têm orgulho da festa de São Filipe e da sua terra, então todos os jovens sentem-se felizes nesta festa” garantiu Vladimir Dias, pai de sete filhos sendo que apenas uma das filhas participa nas festas como coladeira porque os restantes residem fora do País.

Vladimir Dias disse que aguarda o apoio de mesas e cadeiras da autarquia para continuar a formar os jovens, sublinhando que depois de velhos, a força da juventude é que mantém a tradição viva no “coração e memória” da ilha.

Vladimir Dias era um dos tamboreiros presentes na matança de animais, nomeadamente vaca, cabra e porco na Casa das Bandeiras para confecção de pratos como xerém e guisado para os cavaleiros e convidados da festa, que começa a ser preparada do dia 30 de Abril a 01 de Maio.

Várias pessoas marcaram presença hoje no ritual, e às 16:00 consta a saída dos cavaleiros da Casa das Bandeiras para a Igreja Matriz de São Filipe.

LT/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


21-05-2024 9:17
21-05-2024 9:05
21-05-2024 7:57
21-05-2024 7:50
20-05-2024 22:26