Sociedade Médica Cabo-verdiana dos EUA apresenta relatório preliminar das patologias da comunidade em Massachusetts

24-04-2024 21:34

Cidade da Praia, 24 Abr. (Inforpress) - Hipertensão, obesidade, diabetes, anemia e depressão são as patologias mais detectadas na comunidade cabo-verdiana em Massachusetts (Estados Unidos da América), segundo o resultado do estudo preliminar divulgado hoje no Palácio do Governo pela Sociedade Médica Cabo-verdiana dos EUA.

O estudo sobre a análise descritiva da Saúde das comunidades cabo-verdianas em Massachusetts, que envolveu cerca de 12 mil pacientes dos 18 aos 75 ou mais anos, foi tornado público hoje no âmbito da missão dos médicos especialistas da Sociedade Médica Cabo-verdiana dos Estados Unidos da América, que se encontram em Cabo Verde.

O presidente da Sociedade Médica Cabo-verdiana dos EUA, Júlio Teixeira, enalteceu a importância do estudo, ressalvando que a organização que dirige desempenha um papel importante na advocacia da comunidade cabo-verdiana nos EUA de forma que se torne um bom consumidor da saúde e compreender melhor os problemas da saúde da população, enquanto espelho em Cabo Verde.

“Há vários factores importantes para serem feitos estudos e a nossa sociedade tem esta vertente e esta missão de promover a pesquisa”, explicou, afirmando que a missão a Cabo Verde permite a promoção e a elevação da saúde, mediante o diálogo com os colegas residentes.

Ao apresentar o estudo, submetido ao Conselho Ético e aprovado, reconheceu que muita gente procura soluções de saúde nos EUA através da evacuação informal, razão pela qual a sociedade pretende fazer o diagnóstico do impacto das evacuações informais, sobretudo para países como Portugal, França e Senegal.

Já a médica internista integrante desta sociedade, Leny Dias Cunha, residente em Boston, explicou que no âmbito deste estudo, foi levado em conta diferentes sectores desde a ambulatórios na obtenção de cuidados primários de saúde, passando pelo internamento/hospitalização e visitas aos serviços de urgência.

Sublinhou que a comunidade cabo-verdiana em Massachusetts se serve de clínicas comunitárias, na sua grande maioria, por causa de um seguro público, enquanto outra pequena parte recorre às clínicas privadas.  

Com o seu escritório principal localizado em Massachusetts, nos EUA, a Sociedade Médica Cabo-verdiana dos EUA, fundada em 2022, pretende manter e promover o património cabo-verdiano e expandi-lo de uma forma progressiva, profissional e científica.

Tem ainda a missão de promover a investigação relativa às questões médicas e científicas, encorajar, assistir, apoiar e contribuir para estudos de ideias científicas, bem como actualizar os novos métodos científicos, elevar os padrões de formação e fazer progredir a prevenção de doenças, de modo a preservar a saúde.

A Sociedade Médica Cabo-verdiana dos EUA tem realizado algumas missões em Cabo Verde, com participação de médicos especialistas em diferentes áreas para prestação de consultas gratuitas à população em Cabo Verde e tem realizado anualmente conferências no sector.

O estudo foi presenciado pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que aproveitou o momento para enaltecer a importância deste estudo, desta missão médica e o papel da diáspora na Nação cabo-verdiana, ao mesmo tempo que manifestou o engajamento do Governo neste processo em busca de uma boa parceria.

SR/JMV
Inforpress/Fim
 

Notícias Recentes


04-05-2024 9:00
04-05-2024 8:49
04-05-2024 8:34
04-05-2024 3:44
04-05-2024 3:29