São Vicente: Igreja do Nazareno reabre Casa da Sopa: “É uma bênção para quem tem muito pouco para viver” - utente

28-04-2024 16:49

Mindelo, 28 Abr (Inforpress) – Os utentes da Casa da Sopa da Igreja do Nazareno, no Mindelo, mostraram-se satisfeitos com a reabertura hoje do espaço, que os vai ajudar as colmatar a dificuldades de quem tem “muito pouco” para viver.

Joana Baptista, 63 anos, que já perdeu as contas de quanto tempo frequenta a instituição de apoio social, descreveu à Inforpress a inauguração, realizada no início da tarde de hoje, como uma “bênção” para a sua vida.

“É muito bom para quem é pobre como eu. O meu único rendimento é a pensão de 5.900 escudos, não tenho trabalho, por isso só tenho a agradecer”, sublinhou a senhora, que vive com o seu filho, mas que também está desempregado.

Carlos Jorge Almeida, também antigo frequentador, congratulou-se com este reinício que o vai ajudar a ultrapassar as dificuldades com que convive todos os dias.

Entretanto, asseverou, frequentar a Casa da Sopa da Igreja do Nazareno vai além de somente saciar a fome, porque permite conviver com outras pessoas e ter o “amparo espiritual”, considerado por ele o “mais importante”.

A convivência também foi uma das vantagens apontadas por Nilton César do Santos, morador solitário e também portador de deficiência, e que disse poder agora ter mais refeições quentes durante a semana, quando só tem a sua pensão social de 5.900 para se sustentar.

“É uma bênção para quem tão pouco para viver”, afiançou.

Por seu lado, o pastor da Igreja do Nazareno do Mindelo, Adalberto Leite,  disse ser com “grande emoção” que conseguiu chegar a este dia, tornado realidade “graças à infinita misericórdia de Deus, que moveu céus, mares, terras e nações para tal se concretizasse”.

“Esta é uma ousadia de fé, dar de comer a tantas famílias às segundas, quartas, sextas e domingos, é um grande desafio”, sublinhou o responsável, adiantando que durante o culto, que antecedeu o acto, aprovou-se uma moção para se aumentar mais um dia, além dos três agendados inicialmente.

O serviço, segundo a mesma fonte, vai ser direccionado, nesta primeira fase, para 82 famílias com uma média de três agregados cada, o que por dia deverá significar um total de 250 a 300 refeições. Por semana, conta-se servir cerca de 900 pratos quentes, nos três dias úteis, e 80 a 100 pequenos-almoços aos domingos.

Seguindo o lema “Dai-lhes vós de comer”, a Casa da Sopa vai continuar à procura de parceiros para,  asseverou o pastor Adalberto Leite, conseguir até o final do ano fornecer refeições quentes nos cinco dias úteis da semana e o café aos domingos.

Uma possibilidade hoje facilitada com a reestruturação , que incluiu a construção de uma cozinha munida de equipamentos industriais.

O acto de inauguração do espaço, localizado no Prédio do Ministérios da Igreja do Nazareno, contou com a presença de personalidades, entre estas a presidente da Assembleia Municipal de São Vicente, o vereador do Pelouro Social e representantes de vários parceiros. No final foi servido um almoço que reuniu os beneficiários e também fiéis da igreja.

LN/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


12-05-2024 11:46
12-05-2024 11:21
12-05-2024 11:10
12-05-2024 10:39
12-05-2024 10:08