São Filipe: Presidente da câmara confirma concurso para reabilitação do museu municipal lançado em Maio

30-04-2024 9:41

São Filipe, 30 Abr (Inforpress) – O concurso público para escolha da empresa para implementar as obras da reabilitação do museu municipal, localizado no centro histórico da cidade de São Filipe, vai ser lançado no decurso do mês de Maio, disse Nuías Silva.

O presidente da Câmara Municipal de São Filipe avançou à Inforpress que a autarquia tem alguns protocolos com Ministério da Cultura, nomeadamente para reabilitar o museu municipal, que será financiada através da parceria entre a câmara, que elaborou o projecto, o Fundo da Sustentabilidade Social do Turismo e o Instituto de Património Cultural (IPC), que financiam a obra.

Além da reabilitação do museu municipal, Nuías Silva apontou outras parcerias entre a câmara e o Ministério da Cultura como a requalificação da estância balnear de Salinas e, mais recentemente, o protocolo para intervenção no Centro Cultural Armand Montrond para substituição do pavimento de calçada para pavê, de modo a conferir ao espaço “maior dignidade institucional” para receber “grandes actividades”.

Nuías Silva disse que é um “grande investimento” tendo em conta que é um “espaço extraordinário” e que o ministério vai cofinanciar uma parte do valor.

“Temos uma relação institucional saudável com todos os parceiros, Governo, organizações não-governamentais (ONG) e todos os parceiros do sector privado e público. São Filipe está a transformar-se porque somos capazes de mobilizar estas parcerias”, declarou Nuías Silva.

Com relação ao museu municipal, indicou que o investimento global do Fundo da Sustentabilidade Social do Turismo, IPC e câmara ultrapassa os 16 mil contos porque, explicou, vai-se reabilitar alguns sectores do museu municipal como o telhado, soalhos e a escadaria, mas também a parte museológica, através de melhor catalogação e exposição num contexto moderno do museu.

Nuías Silva lembrou que o museu funciona num sobrado centenário e que apesar da sua instalação acontecer há menos de duas décadas, através da cooperação descentralizada com o município português de Palmela, necessita de alguma intervenção.

O sobrado é “extremamente antigo” e decorrido todo esse tempo desde a sua instalação e entrada em funcionamento faz sentido a sua reabilitação dentro de uma política de uma forte agenda cultural e turística da cidade de São Filipe.

“O museu municipal, por incrível que pareça, é muito visitado. Temos um leque de muitas visitas diárias de turistas e de pessoas que visitam a ilha do Fogo”, disse Nuías Silva, sublinhando que é necessário a reabilitação e modernização da parte museológica.

Segundo a mesma fonte, trata-se de um projecto que já devia ter arrancado, mas que devido ao valor a câmara de São Filipe teve de negociar durante esse tempo com os parceiros, sublinhando que a intervenção vai arrancar brevemente com o lançamento do concurso no mês de Maio.

JR/AA

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


20-05-2024 22:26
20-05-2024 20:47
20-05-2024 20:23
20-05-2024 18:36
20-05-2024 18:20