São Filipe: Cavalo Vulcão e égua Passadinha poderão disputar a quarta final no espaço de um ano

29-04-2024 9:02

São Filipe, 29 Abr (Inforpress) – O cavalo Vulcão, de Cloves Teixeira, e a égua Passadinha, de Arlindo Lopes, poderão disputar hoje a quarta final de corrida de cavalos no intervalo de um ano.

Os dois principais cavalos da ilha do Fogo ficaram em série diferente para a fase final da corrida de cavalos das festividades do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe, que se realiza no hoje no hipódromo de São Filipe.

O “Vulcão “está na primeira série juntamente com “Rainha das Ilhas” e “American Dreams”, enquanto “Passadinha” está na segunda série juntamente com “Força Emigrante” e “Miss Fogo”, sendo o cavalo Vulcão e a égua Passadinha os favoritos para vencer as respectivas séries, ganhando assim o direito a disputar a final.

Se isso venha acontecer será a quarta final a ser disputada entre Vulcão e Passadinha no espaço de um ano e a maior dos amantes das corridas de cavalos prognosticam uma final entre os dois.

No ano passado, no hipódromo de São Filipe, na primeira final entre os dois, “Vulcão” saiu vencedor e conquistou o primeiro prémio no valor de 500 contos.

Poucos dias depois, na cidade da Praia, na corrida de cavalos do Município da Praia a égua Passadinha deixou para trás o “Vulcão”, conquistando assim o primeiro lugar.

No mês de Agosto de 2023 e no quadro das festas do Dia do Município dos Mosteiros [15 de Agosto] o “Vulcão” derrotou “Passadinha”, numa disputa considerada na época de equilibrada e emocionante.

Hoje há probabilidade de se repetir uma final entre os dois melhores cavalos da actualidade da ilha do Fogo, ambos propriedades de emigrantes nos Estados Unidos da América.

Além da final de corrida de cavalos, a programação para hoje desataca a continuação da feira dos produtos agropecuários, rasteiro de saúde com envolvência da unidade móvel de saúde e exposição de livros e coletâneas das revistas produzidas por Soca Magazine.

Prevê-se ainda espaço infantojuvenil com palhaços e Circo Enigma, lançamento dos livros “O Herói Vivo”, de José António de Pina, “Na kurason di puéta”, de Paulo Veríssimo, e “A criação de cavalos em Cabo Verde”, de João Lopes da Silva, para além da divulgação do vencedor do Prémio Literário Teixeira de Sousa.

No palco de Alto São Pedro, que funciona das 18:00 às 23:00 e com entrada livre, actuam hoje Puto Djey, Chris Centeio, Original de Patim, Zé Love, Moisés e Banda e Dj Tayson.

Para a segunda noite de festival/baile no Presídio actuam X-Treme, Tony Fika, António Silva, Elji Beatzkilla e Nhô Nani.

A primeira noite foi encerrada às 07:00 de manhã do dia seguinte pelos Ferro e Gaita no seu regresso ao Presídio depois de dois anos de ausência

Hoje, a Casa das Bandeiras homenageia o antigo Presidente da República de Cabo Verde Pedro Piresm que celebra o 90º aniversário com um conjunto de actividades na Casa das Bandeiras durante o dia.

A homenagem será repetida no próximo mês de Julho já que devido a problemas de saúde Pedro Pires não estará presente, participando através de uma plataforma de comunicação.

JR/AA

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


15-05-2024 14:54
15-05-2024 14:41
15-05-2024 14:01
15-05-2024 14:27
15-05-2024 14:00