Santa Catarina: Organização brasileira capacita treinadores de várias modalidades desportivas

22-04-2024 14:50

Assomada, 22 Abr (Inforpress) – Treinadores de várias modalidades desportivas e preparadores físicos estão a ser capacitados pela organização brasileira “Luta pela Paz” como forma de promover e usar o desporto para a prevenção da criminalidade e violência.

Em declarações à imprensa, o formador Diego Marcelino, explicou que a formação, que decorre de 22 a 25 de Abril em Assomada, sob o lema “campeões na vida” pretende contribuir não só para o desenvolvimento pessoal, mas também capacitar as treinadoras e treinadores de qualquer modalidade desportiva para usarem o desporto como prevenção da criminalidade e violência.

Segundo a mesma fonte, oferecem aos formandos oficinas teóricas e práticas, no modo presencial, com foco em trabalhar o desporto além do auto-rendimento, mas sim para o desenvolvimento do ser humano e que seja levado para a vida toda.

Baseada na metodologia do desporto para o desenvolvimento da luta pela paz, Diego Marcelino sublinhou que nos primeiros dias vão debruçar sobre os conceitos, nomeadamente da violência, evidenciando que é um acto que não se restringe somente à violência física, mas também violência baseada no género, raça e questões sociais.

Com esta formação, pretende-se ainda trabalhar não só a questão dos movimentos da mobilidade, equacionando capacitar os formandos de forma a trabalhar com os praticantes do desporto alguns valores como o respeito, humildade, entre outros.

Após esta acção de capacitação, o intuito é que esses formandos multipliquem esses conhecimentos com outros municípios, pois, Diego Marcelino diz acreditar que o desporto é uma forma de fazer principalmente os jovens compreender os problemas e a situação vivida nas comunidades e a resolvê-los da melhor forma.

Dos formandos, a treinadora de judo, Raissa Lima, considerou que esta formação vai ser uma “mais-valia”, pois é uma oportunidade para se desenvolver nesta área e contribuir para algumas mudanças na sociedade e no ser humano.

A organização “Luta pela Paz” foi fundada no ano 2000, com sede no Complexo da Maré e em Londres, e além do projecto Rede Brasil, iniciado em 2013, conta com mais de 135 organizações parceiras em 25 países beneficiando mais de 250 mil crianças e jovens.

MC/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


03-05-2024 19:17
03-05-2024 18:16
03-05-2024 17:55
03-05-2024 17:18
03-05-2024 17:14