Santa Catarina: Festival com 100 artistas mereceu “nota positiva” dos participantes pela troca de experiência

21-04-2024 22:55

Assomada, 21 Abr (Inforpress) – Os participantes do 265 Creative Festival Assomada 2024 atribuíram “nota positiva” ao evento pela troca de experiência proporcionada e por permitir aos criativos que não têm tido oportunidades de exporem os seus trabalhos.

Em declarações à imprensa, Edyoung Lennon, membro da organização, explicou que o objectivo inicial era veicular uma visão macro e tentar colocar Assomada numa rota criativa a nível mundial.

O evento, conforme considerou, é uma ideia que pode inspirar outras ideias, justificando que existem vários criativos, tantos palcos, mas estes são limitados e vão quase sempre os mesmos criativos.

Daí, sublinhou, a ideia é criar espaços alternativos, não com o espírito de competição com outras infra-estruturas, mas sim criar palcos para pessoas que são realmente criativas, mas que por alguma razão o palco não chega perto de si ou vice-versa, como forma de “dar voz a todos os criativos de excelência”

O festival reuniu cerca de 100 convidados de toda a ilha de Santiago, que, segundo este membro da organização, são criativos que expressam de formas diferentes e áreas diferentes e que transmitiram uma “sinergia muito boa”.

O Espaço Poial foi um dos palcos do evento e Sílvio Brito, proprietário do local, também membro da organização e participante, explicou que o nome deste palco Orlando Pantera deve-se ao contributo que este deu a música cabo-verdiana, embora, evidenciou, existam tantos outros músicos que poderiam ser homenageados, mas na impossibilidade de homenageá-los a todos de uma vez optaram por Orlando Pantera.  

A participante Zidy Andrade, da Labuta Music, deu nota positiva ao evento que lhe permitiu mostrar o projecto, que na verdade é uma plataforma para apresentar os jovens com talento na área da música e que não têm oportunidade de exporem os seus talentos, mas também pela experiência que tiveram com os colegas das diversas áreas presentes no evento.

Crisálida Correia considerou que durante esses dias foi devolvido a Assomada o seu lugar na história da música, cultura e arte, entre outras áreas, reforçando que com o “djunta-mon” (juntar as mãos, em português) é possível criar uma “grande dinâmica” em Assomada e montar uma estrutura para o futuro.

Durante dois dias, sábado, 20 e hoje, foram realizados debates, exposições, actuações de diversos artistas, personalidades e áreas diferentes em Assomada.

MC/AA

Inforpress/Fim 

Notícias Recentes


03-05-2024 17:18
03-05-2024 17:14
03-05-2024 17:09
03-05-2024 17:00
03-05-2024 16:42