Sal: “As vidas de Mana Tina-Memórias de uma marinheira” apresentado na ilha em comemoração aos 90 anos de Maria Valentina

20-04-2024 11:44

Espargos, 19 Abr (Inforpress)- OlLivro “As vidas de Mana Tina-Memórias de uma marinheira”, de Madalena Brito Neves, foi apresentado na tarde desta sexta feira na ilha do Sal, em homenagem aos 90 anos de Maria Valentina Brito, “a protagonista da obra”.

A obra, um romance biográfico, que carrega factos e realidades vivenciados pela “marinheira Mana Tina”, foi apresentada no Paços do Concelho do Sal, com uma sala bem composta por filhos, netos, bisnetos e amigos da homenageada.

Antes da apresentação da obra, a cargo do também escritor Francisco Tomar, o edil salense, Júlio Lopes, reconheceu o contributo de Maria Valentina para o desenvolvimento da ilha, com a entrega simbólica de um troféu.

Conforme a autora da obra, o livro é uma homenagem à mãe, “que cedo aprendeu que a vida é luta e se formou, encarando as dificuldades e moldando os dias e os lugares, que marcaram a sua vida-São Nicolau, Sal, São Vicente”.

“É um privilégio ter tido a oportunidade de acompanhar algumas histórias da mãe Mana Tina e de poder escutar. Foram muitas horas à volta da mesa, em passeios, mas sempre a ouvir as histórias das vivências daquilo que teve que enfrentar para chegar onde chegou aos 90 anos”, conta a autora.

A mesma destaca que o livro inclui um “conjunto de imagens, que acompanham a evolução da Mana Tina, no tempo e no espaço”.

Homenagens que a protagonista diz receber com “muito bom agrado”, que segundo a mesma “devem ser feitas em vida, enquanto consegue apreciá-las”.

“As vidas de Mana Tina-Memórias de uma marinheira” é a terceira obra de Madalena Neves. Em 2017 publicou o seu primeiro livro de poesia, “Flor de Basalto”, seguida de “Um poema contado” em 2022, com a chancela da editora Rosa de Porcelana. Participou na iniciativa da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) “A literatura e a cultura em tempos de pandemia”, com o texto em poesia e prosa-poética “Tempo Aberto”.

No início deste ano, lançou, em parceria com uma equipa de professoras universitárias e outros parceiros, a iniciativa “A poesia que mora na bíblia: a beleza da palavra” e pretende estrear-se, em breve, na literatura infantojuvenil, com um ciclo dedicado à valorização da riqueza e do património ambiental de Cabo Verde.

NA/JMV
Inforpress/Fim

Notícias Recentes


04-05-2024 3:29
03-05-2024 22:54
03-05-2024 22:37
03-05-2024 22:29
03-05-2024 21:57