Ritmo de crescimento económico teve uma ligeira diminuição em relação ao 4º trimestre de 2023 – INE

06/05/24 12:36

Cidade da Praia, 06 Mai (Inforpress) – O Instituto Nacional de Estatística (INE) informou hoje, na cidade da Praia, que no primeiro trimestre de 2024, o ritmo de crescimento económico teve uma ligeira diminuição em relação ao 4º trimestre de 2023.

Em comunicado de imprensa a mesma fonte explicou que no primeiro trimestre de 2024, constata-se que o indicador de clima económico inverteu a tendência ascendente do último trimestre, ou seja, o ritmo de crescimento económico teve uma ligeira diminuição em relação ao quarto trimestre de 2023.

“O indicador situa-se acima da média da série, tendo atingido um valor superior relativamente ao mesmo período do ano 2023, revelando que a conjuntura económica é favorável”, completou.

Este diagnóstico conjuntural favorável resulta da síntese das apreciações transmitidas pelos empresários do turismo, da construção, do comércio em estabelecimento e dos transportes e serviços auxiliares aos transportes, informou.

O indicador de confiança, de acordo com o INE, teve uma tendência ascendente no último trimestre, situando-se acima da média da série, pelo que a conjuntura no sector é favorável.

Questionados ainda sobre as limitações, os empresários assinalaram outros factores, insuficiência da procura e preço de venda demasiado elevado como sendo os principais constrangimentos ao desenvolvimento normal da actividade das empresas comerciais em Cabo Verde, referindo-se ainda a ruptura de stock.

No turismo, de acordo com os resultados obtidos no primeiro trimestre de 2024, o INE constatou que o indicador de confiança contrariou a tendência ascendente no último trimestre, situando-se ainda acima da média da série, e a conjuntura no sector é favorável.

Em comparação com o trimestre homólogo, observa-se ainda, que o indicador evoluiu positivamente.

Quanto à construção, o indicador de confiança manteve a mesma tendência do último trimestre, situando-se acima da média da série, e a conjuntura no sector é também favorável.

Os empresários, apontou a mesma fonte, indicaram o nível elevado da taxa de juro, dificuldade na obtenção de crédito bancário e excesso de burocracia, como sendo os principais constrangimentos do sector no decorrer do quarto trimestre de 2024.

Em relação ao comércio em feira, o indicador de confiança contrariou a tendência ascendente do último trimestre, evoluindo positivamente relativamente ao mesmo período do ano de 2023. Nota-se que a conjuntura neste sector é desfavorável, situando-se abaixo da média da série.

No que tange à indústria transformadora, o indicador de confiança contrariou a tendência ascendente do trimestre anterior, situando-se abaixo do nível da média da série. A conjuntura no sector é desfavorável.

As principais causas das dificuldades sentidas pelos empresários, segundo o INE, prendem-se com o excesso de regulamentações estatais e falta de matéria prima.

Conforme lê-se ainda no documento, relativamente aos transportes e serviços auxiliares aos transportes, o indicador de confiança contrariou a tendência descendente do trimestre anterior, situando-se acima da média da série, por isso, o sector é favorável neste trimestre.

TC/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


18/05/24 21:23
18/05/24 21:04
18/05/24 20:52
18/05/24 20:23
18/05/24 17:48