Profissionais da saúde habilitam-se em técnicas de avaliação das necessidades dos pacientes com deficiência

23-04-2024 12:05

Cidade da Praia, 23 Abr (Inforpress) – Mais de 30 profissionais da saúde participam hoje numa formação para se habilitarem em técnicas de avaliação e diagnóstico das necessidades dos pacientes com deficiência física, também em montagem, reparação e manutenção das cadeiras de rodas.

Promovida pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a acção de formação com duração de quatro dias decorre no âmbito de um protocolo assinado entre o Ministério da Saúde, o Centro Nacional Ortopédico e de Reeducação Física de Cabo Verde (CENORF) e esta instituição religiosa.

Destinada a técnicos, fisioterapeutas e enfermeiros das delegacias de saúde das ilhas de Santiago, Maio, Fogo e Brava, a formação tem como propósito a melhoria dos serviços relacionados com a mobilidade das pessoas com deficiência física, na região de Sotavento, e em técnicas de avaliação e diagnóstico das necessidades das pessoas nestas condições.

No final será ainda entregue um conjunto de 300 cadeiras de rodas doadas pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que serão distribuídas às quatro ilhas.

Yorlaydis Rosabal, em representação do Ministério da Saúde realçou a importância desta acção de formação de carácter humanitário que vai beneficiar pacientes com deficiência física, de acordo com as suas especificidades.

“É uma forma de ajudar aqueles que mais precisam, que não têm recursos financeiros para fazer aquisição da sua cadeira (…). Isto terá um grande impacto na vida da pessoa, no seu quotidiano, porque vai facilitar a mobilidade, inclusão e automaticamente a sua qualidade de vida”, enfatizou aquela responsável.

Yorlaydis Rosabal faz fé que se fará chegar as cadeiras de roda a quem “realmente” mais precisa, desejando um bom treinamento aos participantes da acção de formação.

Por seu lado, o representante da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Roseveltte Teixeira, explicou que a iniciativa deve-se ao facto de se constatar uma “grande carência” de cadeiras de roda no país, e também com o passar do tempo não se adaptam mais às necessidades da pessoa com deficiência física.

“Existe realmente uma grande necessidade de cadeiras de roda aqui em Cabo Verde, em todas as ilhas. Então esse projecto vem, de certa forma, ajudar a atender um pouco essa carência, possibilitando a distribuição de cadeiras de roda mais adaptadas e formação de técnicos nessa área de montagem, manutenção e reparação de cadeiras de roda”, comentou.

A mesma fonte concluiu, dizendo que é também preocupação da igreja aqui em Cabo Verde certificar que todas as ilhas possam beneficiar, igualmente, desses projectos humanitários.

“Em 2021 foi feito em São Vicente para ajudar as ilhas de Barlavento e agora aqui em Santiago para as ilhas de Sotavento. Temos também o projecto de incubadoras que vai beneficiar Brava e São Nicolau, consideradas ilhas isoladas”, referiu.

SC/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


03-05-2024 22:54
03-05-2024 22:37
03-05-2024 22:29
03-05-2024 21:57
03-05-2024 21:25