Princípios norteadores do jornalismo da agência serão elementos cruciais para afirmação da Inforpress - Governo

08-07-2024 14:23

Cidade da Praia, 08 Jul (Inforpress) - O secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Lourenço Lopes, manifestou-se hoje convencido de que os princípios norteadores do jornalismo da agência assegurados na formação serão elementos essenciais para afirmação da Inforpress enquanto fonte primária de notícias no país.

Lourenço Lopes falava no seu discurso na abertura da formação para jornalistas, editores, estagiários e técnicos da Inforpress que arrancou hoje com a duração de uma semana, ministrado pelos formadores João Pedro Fonseca e Paulo Nogueira da Agência de Notícias de Portugal-Lusa.

De acordo com o secretário de Estado, os objectivos definidos pelo actual Governo, tem contado com “boa” dedicação da administração e dos profissionais da Inforpress que funciona, destacou, sem a tutela do Estado.

Segundo Lourenço Lopes, o Estado tem cumprido com a agência, exemplificando o caso da assinatura do novo contrato de prestação de serviço público que possibilitou o reforço da indemnização compensatória, a implementação do novo Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS) do novo estatuto e maior cobertura nacional e na diáspora.

O secretário de Estado aproveitou a ocasião para prestar uma homenagem ao embaixador de Portugal em Cabo Verde, Paulo Lourenço, falecido numa sexta-feira, 24 de Maio, vítima de ataque cardíaco aos 52 anos.

Conforme recordou, Paulo Lourenço exprimiu de imediato a sua aposta na formação a nível da comunicação social, asseverando que não há jornalismo de qualidade sem formação de qualidade.

“Por isso estamos aqui a representar o Governo que é no sentido de incentivar cada vez mais a administração da Inforpress e os profissionais da Agência Cabo-verdiana de Notícias. E fica também aqui o desafio: podem contar com o apoio do Governo para estender esta formação aos profissionais da Rádio Televisão Cabo-verdiana e aos órgãos privados”, disse, defendendo a equidade e igualdade de oportunidade entre a classe.

Segundo Lourenço Lopes, vivencia-se um ambiente de liberdade de imprensa em Cabo Verde, reafirmando como referência em África e no Mundo, augurando uma semana intensa de partilha de conhecimento e aprendizagem à equipa da Inforpress.

“Esta parceria tripartida entre a Inforpress e a Agência Lusa com o alto patrocínio do Instituto Camões, são 18 mil contos para três anos de formação. Para Cabo Verde devemos dizer que somos gratos por este engajamento do Instituto Camões e de Portugal ", avançou.

“O Governo cria as condições, mas quem efectivamente enaltece e aprofunda o jornalismo de qualidade são os profissionais. Nós criamos as condições e os responsáveis dos órgãos da comunicação social e os jornalistas sabem que têm ambiente de liberdade para exercerem com qualidade e motivação a profissão”, completou, enaltecendo a importância da capacitação para esses profissionais.

LT/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


06-10-2024 14:57
06-10-2024 13:07
06-10-2024 13:03
06-10-2024 10:59
06-10-2024 10:19