Primeiro-ministro realça empenho de Cabo Verde em posicionar-se como líder na economia azul

17-04-2024 19:43

Cidade da Praia, 17 Abr (Inforpress) - O primeiro-ministro realçou hoje durante o seu discurso na 9ª edição da Conferência “Nosso Oceano”, na Grécia, o empenho de Cabo Verde em posicionar-se como um líder na economia azul, através de metas ambiciosas envolvendo activamente o sector privado.

Conforme uma publicação na página do Governo, na ocasião o primeiro-ministro manifestou que Cabo Verde, com mais de 99% de seu território composto por mar, está empenhado em posicionar-se como um líder na economia azul, estabelecendo metas ambiciosas para a transição energética, gestão da água e desenvolvimento sustentável, envolvendo activamente o sector privado”

Afirmou ainda que a acção climática e a gestão sustentável dos recursos marinhos representam oportunidades de investimento privado, parcerias público-privadas, crescimento económico e criação de emprego.

 “Acredito firmemente na possibilidade de conciliar a economia com a acção climática através de políticas estratégicas, incentivos adequados e uma forte vontade política”, disse, tendo realçado a importância da segurança num conceito amplo e global, que inclui a protecção contra o tráfico de drogas, tráfico de seres humanos e pirataria marítima, bem como a luta contra a poluição e pesca ilegal.

À margem da conferência de Atenas, a mesma fonte informou que Ulisses Correia e Silva encontrou-se com o seu homólogo de Dominica, tendo este manifestado interesse em estabelecer relações diplomáticas e políticas de proximidade com Cabo Verde.

“Embora em geografia diferente, partilhamos com Dominica o facto de sermos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS) que fazem questão de serem relevantes no concerto das nações. Amplificar a voz dos SIDS é do interesse comum para fazer valer as nossas especificidades”, disse o governante.

A visita à Grécia que iniciou no dia 15, com duração de dois dias, constitui também uma oportunidade, de acordo com o Governo, para reforçar as relações bilaterais e multilaterais com a República Helénica.

As relações entre Cabo Verde e a Grécia datam dos anos 80, e desde 2022 têm sido fortalecidas através de consultas bilaterais alternadas entre os dois países, com o objectivo de ampliar a cooperação bilateral e trocar pontos de vista sobre questões regionais e internacionais de interesse comum.

ET/JMV
Inforpress/Fim 

Notícias Recentes


30-04-2024 15:11
30-04-2024 14:54
30-04-2024 14:45
30-04-2024 14:39
30-04-2024 14:37