Presidente da FAAPA propõe criação de rede de verificadores de factos para combater desinformação

22-04-2024 18:38

Rabat, 22 Abr (Inforpress) - O presidente da Federação Atlântica das Agências de Notícias Africanas (FAAPA) propôs hoje, em Rabat, a criação de uma rede activa de verificadores de factos dentro da instituição para que juntos possam dar combate à desinformação.

Fouad Arif, que é também director-geral da Agência de Notícias Marroquina (MAP), falava no discurso de abertura no seminário de formação sobre “Fact-checking [verificação de factos]: detecção de notícias falsas em conteúdos de media”, que decorre de hoje a sábado, no Centro Africano de Formação de Jornalistas (CAFJ), em Rabat, Marrocos.

“Espero que desta formação resulte na criação de uma rede activa de verificadores de factos dentro da instituição FAAPA, que contribuirão dentro de suas respectivas redações para implementar técnicas de verificação de informações e fortalecerão a coordenação entre os membros da FAAPA nesta área”, manifestou.

Acrescentou ainda que o objectivo final desta iniciativa é criar um enquadramento para os jornalistas, permitindo-lhes criar uma plataforma especializada na verificação de informação e conteúdos multimédia, bem como o desenvolvimento de um guia sobre ''fact-checking'' com um com vista à sua disponibilização aos jornalistas das agências noticiosas africanas.

Na ocasião, Fouad Arif destacou a relevância do tema escolhido para a formação, salientando que ela reflecte a importância dada pela instituição que dirige no fortalecimento das competências e trocas de experiências entre os jornalistas das agências de notícias africanas sobre uma questão actual que diz respeito a todos os profissionais da comunicação social.

Nesse sentido, defendeu que as agências de notícias filiadas da FAAPA devem se unir no combate à desinformação e notícias falsas, que considerou “flagelo”.

A formação, organizada pela FAAPA, conta com a presença de 23 das 25 agências filiadas, e visa fortalecer as competências dos jornalistas das agências de notícias africanas na verificação de factos e consolidar os seus conhecimentos para dominar as técnicas de verificação da fiabilidade da informação e lutar contra notícias falsas.

Introdução ao “fact-checking”, ferramentas e técnicas de verificação de factos, práticas de redacção para verificação de factos, metodologia de verificação de factos, funções e missões do verificador de factos são algumas temáticas que vão ser abordadas durante os cinco dias de formação.

A FAAPA foi criada em 2014 por iniciativa da Agência Marroquina de Notícias.

Com sede em Rabat, capital do Reino de Marrocos, a organização tem como missão promover a cooperação e troca de experiências entre as agências de notícias em diferentes áreas de interesse comum, em particular, informação, formação e produtos multimédia.

FM/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


03-05-2024 22:54
03-05-2024 22:37
03-05-2024 22:29
03-05-2024 20:50
03-05-2024 20:35