Praia: Carnaval Olímpico leva espírito olímpico à folia no sambódromo da avenida Cidade de Lisboa

06-02-2024 20:24

Cidade da Praia, 06 Fev (Inforpress) - A Avenida Cidade Lisboa vira-se domingo, 11, no sambódromo para o Carnaval Olímpico, numa parceria entre o Comité Olímpico Cabo-verdiano e escolas e jardins infantis de Achada Santo António, no âmbito da promoção dos Jogos Olímpicos Paris 2024.

De acordo com o COC, quatro escolas, Nova Assembleia, Nova Presidência, Eugénio Tavares e Les Alizés e o jardim Sonho das Crianças aderiram à ideia de desfilar em um único grupo contando a história Olímpica e de Cabo Verde no maior evento desportivo do mundo.

O Carnaval Olímpico conta ainda com o envolvimento das crianças e atletas mobilizados pelo Comité Paralímpico de Cabo Verde, bem como dos grupos Mon na Roda e Acroart que farão a composição de todo o enredo.

Este projecto, que vem decorrendo desde Dezembro de 2023, explicita o COC, também possui uma componente educativa, uma vez que os alunos e crianças do jardim tiveram a oportunidade de conhecer atletas olímpicos, que partilharam as suas experiências.

Foi também oportunidade para as crianças visitarem a sede do Comité Olímpico, situada no mesmo bairro, para entenderem como funciona a instituição e o trabalho de preparação logística, para a participação de Cabo Verde nos Jogos Olímpicos.

“Estas escolas entram literalmente no espírito olímpico a não competir entre si, mas a estarem juntas no espírito da amizade, do respeito e do fair-play, em busca de um bem maior que é o conhecimento e a inspiração para novos atletas e novos bons cidadãos”, lê-se na missiva.

A passagem do Carnaval Olímpico está marcada para as 15:10, do domingo, mas o Carnaval Olímpico, de acordo com a fonte, será um grupo de animação, pelo que não irá competir com as escolas no desfile oficial das escolas primárias.

A embalar o desfile as escolas contarão com uma música de composição de George Barbosa, que retrata a história dos Jogos e o sonho de Cabo Verde de chegar aos Jogos Olímpicos e brilhar.

Composição e ordem de passagem das alas

1ª ala - Jogos Olímpicos da Antiguidade – Grécia Antiga

2ª ala - Jogos Olímpicos da Era Moderna – Abertura ao Mundo

3ª ala - Paris 2024 – Próximos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

4ª ala - O sonho de Cabo Verde nos Jogos Olímpicos - Cabo Verde e o seu sonho Olímpico

5ª ala - Atletas, staffs do Comité Olímpico e Comité Paralímpico e parceiros.

SR/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


19-06-2024 19:42
19-06-2024 19:30
19-06-2024 19:17
19-06-2024 19:02
19-06-2024 18:59