PR manifesta “gratidão e reconhecimento” pelo trabalho realizado pelos pescadores

05-02-2024 1:33

Cidade da Praia, 05 Fev (Inforpress) – O Presidente da República manifestou hoje sua profunda “gratidão e reconhecimento” pelos pescadores, cujo trabalho árduo, considera ter contribuído significativamente para o desenvolvimento da Nação.

José Maria Neves exprimiu estes sentimentos numa carta endereçada aos pescadores, no âmbito da celebração do Dia Nacional dos Pescadores, que se assinala hoje, 5 de Fevereiro.

“Neste Dia Nacional dos Pescadores, quero expressar o meu apreço a todos os destemidos homens e mulheres do mar, que sob condições adversas, lutam incansavelmente, para levar o pescado à nossa mesa e garantir o sustento das suas famílias”, realçou na carta.

Na sua comunicação, o Chefe de Estado ressaltou que os esforços dos pescadores têm sido “fundamentais” para a segurança alimentar e nutricional de Cabo Verde, bem como o seu desenvolvimento durável.

Assim, aproveitou da ocasião para render homenagem a todos os que escolheram esta nobre profissão de enfrentar o mar em busca do seu sustento.

“Ciente dos enormes desafios que enfrentam no vosso labor, exorto a todos os intervenientes no sector das pescas a unirem esforços, para ultrapassarmos os obstáculos que ainda persistem. Só através da cooperação poderemos implementar melhorias significativas e garantir um futuro mais promissor para a comunidade pesqueira”, sublinhou.

Neste sentido, José Maria Neves realçou ser “fundamental” que todos trabalhem juntos para que os pescadores tenham mais e melhores infra-estruturas e equipamentos de pesca, melhores condições de acesso ao financiamento, uma maior valorização do capital sociocomunitário, mais e melhor serviço de saúde e segurança social, dentre outros.

Nesta perspectiva reiterou, enquanto Patrono da Aliança da Década do Oceano, a sua disponibilidade para, juntamente com todos os parceiros nacionais e internacionais, promover a melhoria da literacia oceânica.

“O mar e todos os recursos marinhos precisam de ser protegidos, mas só conhecendo melhor estaremos em condições de protegê-los. Vamos trabalhar juntos para proteger as nossas águas, garantindo a sustentabilidade das actividades pesqueiras e preservando a rica biodiversidade que o nosso oceano abriga”, salientou.

PC/ZS

Inforpress/fim

Notícias Recentes


17-06-2024 8:38
17-06-2024 8:07
17-06-2024 7:47
16-06-2024 19:33
16-06-2024 16:12