Portugal: Presidente da câmara de Sines destaca receptividade de artistas de Cabo Verde em festival multicultural

29-04-2024 11:59

Lisboa, 29 Abr (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de Sines (Portugal), Nuno Mascarenhas, considerou que o Festival Músicas do Mundo (FMM) é um evento de multiculturalidade em que os artistas de Cabo Verde têm sempre “enorme receptividade”.

O autarca fez essa consideração quando falava da visita do Presidente da República, José Maria Neves, ao município, que aconteceu no dia 26, tendo sublinhado que os cabo-verdianos e seus descendentes representam quase 10 por cento (%) da população do concelho, que, sem “renunciar nunca” à sua origem, são membros da dessa comunidade e têm contribuído para a riqueza e para a diversidade.

Essa realidade, conforme ele, também “absolutamente visível”, por exemplo, na programação cultural do município, como é o caso do Festival Músicas do Mundo, realizado anualmente, em que um universo africano tem sempre grande presença.

“E sabemos, de antemão, que os artistas de Cabo Verde têm sempre enorme receptividade (…). Há quase 25 anos celebramos a multiculturalidade através da organização deste nosso festival, e hoje, com uma conjuntura mundial que nos suscita a maior apreensão e enormes preocupações é ainda mais importante a celebração da união dos povos em torno daquilo que nos une, procurando as pontes necessárias para ultrapassar o que nos pode diferenciar”, frisou.

Para este ano, a 24ª edição do FMM, conforme Nuno Mascarenhas, que se realiza de 20 a 27 de Julho, vai registar a participação de quatro músicos cabo-verdianos, sendo a Orquestra Locomotiva, com a participação de Vasco Martins, juntamente com músicos de Portugal e Moçambique, os Ferro Gaita, Mayra Andrade e Fattú Djakité.

Artistas de Mali, Brasil, Colômbia, Tanzânia, Zanzibar, Bélgica, Argentina Suécia, Vietname, França, Gana, Espanha, Reino Unido, Porto Rico, Suíça, Palestina, Argélia, Jamaica, Estados Unidos da América (EUA), Nigéria, México, Burkina Faso e Síria também vão actuar no festival.

Adoptando “Música com espírito de aventura” como assinatura, o FMM Sines define-se por uma programação diversificada apresentada em cenários históricos e urbanos, este ano decorre de 20 a 22 de Julo na aldeia de Porto Covo e de 23 a 27 de Julho na cidade de Sines.

Organizado pela Câmara Municipal de Sines desde 1999, o FMM Sines, ao longo da sua história, já realizou 730 concertos, com actuações de músicos oriundos de mais de 100 países e regiões do mundo.

DR/AA

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


16-05-2024 14:54
16-05-2024 14:32
16-05-2024 14:09
16-05-2024 14:06
16-05-2024 14:00