Portugal: PR diz que título de “Professor Honoris Causa” do ISCE é homenagem a Cabo Verde (c/áudio)

24-04-2024 17:45

Lisboa, 24 Abr (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, foi hoje agraciado com o título de “Professor Honoris Causa”, pelo Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (ISCE), tendo considerado o acto como uma homenagem a Cabo Verde.

A cerimónia aconteceu no Auditório do Campus Educativo Dr. Augusto Pais Martins, do ISCE e contou com as presenças de várias entidades como o embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Correia Monteiro, o antigo primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, representantes da Câmara Municipal de Odivelas, município onde situa o instituto, representantes da comunidade cabo-verdiana em Portugal, entre outros.

“Acho que é uma homenagem a Cabo Verde. Os cabo-verdianos, as famílias, as pessoas individualmente e as autoridades têm investido fortemente na educação e tem sido um factor de modernização e de transformação do país. É precisamente por isso que considero que é um momento de homenagem para o povo cabo-verdiano”, frisou José Maria Neves em declarações aos jornalistas.

Para o Presidente da República, que durante a cerimónia recebeu uma mensagem do presidente da Assembleia Nacional da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, via vídeo, “é sempre bom ouvir essas mensagens”.

“Só nos responsabiliza para trabalharmos mais por Cabo Verde e para o reforço das relações de amizade e de cooperação entre todos os que vivem no espaço da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP).

Ao justificar a atribuição do título de “Professor Honoris Causa” a José Maria Neves, o administrador e representante da Entidade Instituidora do ISCE, Ricardo Martins, disse que é o reconhecimento, “não apenas das suas realizações intelectuais e profissionais, mas também a sua notável humanidade e competência firme com os valores mais nobres da dignidade humana e que são a base da nossa comunidade filosófica”.

“Que este título seja um símbolo do nosso profundo respeito e admiração. O nosso compromisso é continuar a fortalecer os laços de cooperação e solidariedade entre Portugal, Cabo Verde e a CPLP. É uma verdadeira honra e privilégio tê-lo, a partir de hoje, como nosso embaixador, representando os ideais de liderança, serviço e excelência que tanto admiramos. A sua anuência aumenta ainda mais a nossa responsabilidade de promover valores de cooperação, respeito mútuo e compreensão intercultural”, frisou.

A atribuição do título de “Professor Honoris Causa” aconteceu à margem da deslocação de José Maria Neves a Portugal para participar nas celebrações dos 50 anos do 25 de Abril, juntamente com os demais chefes de Estado das antigas colónias portuguesas em África, a convite do seu homólogo português Marcelo Rebelo de Sousa.

DR/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


04-05-2024 3:44
04-05-2024 3:29
03-05-2024 22:54
03-05-2024 22:37
03-05-2024 22:29