Porto Novo: Projecto de fornecimento de água para criadores no Morro Tubarão e Ribeira Brava pronto até final de Março

11-03-2024 14:23

Porto Novo, 11 Mar (Inforpress) – As obras do projecto de fornecimento de água para o gado no Morro de Tubarão e na Ribeira Brava, na parte baixa do município do Porto Novo, já foram retomadas para a satisfação dos criadores de gado.

A informação foi avançada hoje à Inforpress pelo delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo, Joel Barros, que adiantou que até final deste mês de Março as obras serão concluídos, resolvendo, a partir dessa data, o problema de água que afecta os criadores nessas zonas, onde existe um grande efectivo pecuário.

“As obras estavam paradas, mas já foram retomadas e até final deste mês de Março teremos o projecto concluído”, notou Joel Barros, explicando que “dezenas” de criadores vão poder dispor, localmente, de água para os seus animais graças à ligação de água aos currais e à criação de um ponto de distribuição.

O projecto consiste ainda no reforço do sistema fotovoltaico instalado no furo situado na Ribeira Brava, que passará a abastecer os criadores de gado de gado.

Este é o segundo projecto de fornecimento de água para o gado implementado na zona baixa da cidade do Porto Novo, depois de 30 criadores na Ribeira de Tortolho, ter beneficiado, recentemente, de ligação de água aos seus currais, facilitando assim a vida desta classe, que se vinham deparando com falta de água.

O município do Porto Novo tem estado, também, a beneficiar de um programa de apoio ao abeberamento de gado nas zonas afectadas pela seca, que já beneficiou 14 mil cabeças de animais, distribuídos por 400 criadores.

O programa, financiado pelo Programa das Nações Unidos para Agricultura e Alimentação (FAO), consiste no transporte de água gratuitamente aos criadores de gado das zonas mais afectadas, tendo ainda contemplado 70 criadores com depósitos de água.

O programa é executado pela Câmara Municipal do Porto Novo, no âmbito de um contrato com o Ministério da Agricultura e Ambiente.

JM/AA

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


19-06-2024 19:52
19-06-2024 19:42
19-06-2024 19:30
19-06-2024 19:17
19-06-2024 19:02