Novo site da Inforpress irá contribuir para internacionalização da própria agência – Lourenço Lopes

01-02-2024 0:08

Cidade da Praia, 31 Jan (Inforpress) – O secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Lourenço Lopes, considerou hoje, na cidade da Praia, que o novo site da Agência Cabo-verdiana de Notícias – Inforpress, hoje apresentado, contribuirá para a internacionalização da própria Agência.

A Inforpress conta a partir de hoje com um site mais robusto, mais dinâmico, multilingue, uma interface de criação de conteúdo sob medida, suporta grande volumes de dados, com uma ferramenta de estatística, cumprindo assim todos os objectivos de uma Agencia de Noticias.

Lourenço Lopes, que presidiu a cerimónia de apresentação do novo site, destacou o contributo da mesma na fortificação da ligação entre a Inforpress, o público em geral e as empresas, impulsionando a internacionalização da Agência Cabo-verdiana de Notícias.

"Vai também reforçar o estatuto da Inforpress enquanto agência primária de notícias que deve primar pela objectividade, pelo conhecimento, sobretudo nestes tempos em que somos diariamente invadidos por notícias falsas, pela desinformação, precisamos de uma agencia de noticias que seja uma referência, do ponto de vista daquilo que nós chamamos um jornalismo de qualidade", reforçou.

Neste momento, enfatizou Lourenço Lopes, cerca de 95% dos compromissos assumidos com a Inforpress estão sendo cumpridos, especialmente no que diz respeito ao contrato de prestação de serviço público assinado entre o Governo e a Inforpress, ao novo estatuto da Inforpress e ao novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).

A Inforpress, concretizou, deve afirmar-se como uma das “mais importantes” agências de notícias a nível do continente africano e a nível da comunidade dos países de língua portuguesa.

Neste sentido, lançou o desafio à administração da Inforpress para, nos próximos tempos, estabelecer correspondentes nos Estados Unidos da América e também a nível da CEDEAO.

Por outro lado, em relação à Rádio e Televisão Cabo-verdiana (RTC), avançou que, do ponto de vista administrativo e financeiro, ela opera regularmente.

No entanto, neste momento, há dois desafios, sendo a tomada de posse do novo Conselho de Administração, com a já indicada nova PCA, Carine Miranda, aguardando agora a indigitação dos outros dois administradores pelo Conselho Independente da RTC.

Logo após a tomada de posse dos novos membros do conselho de administração, a primeira medida será a assinatura do novo contrato entre o Estado e a RTC que é o segundo desafio, sublinhando que o Governo fará tudo o que estiver ao seu alcance para garantir tranquilidade e estabilidade à RTC.

Por seu lado, o administrador Único da Agência Cabo-verdiana de Notícias (Inforpress), Hamilton Jair Fernandes, enalteceu os ganhos alcançados ao longo do seu primeiro ano de mandato na Inforpress, centrada na valorização dos recursos humanos.

Pelo que reafirmou, quase tudo aquilo que foi o propósito inicial e o compromisso assumido com as diversas tutelas, sobretudo com os funcionários da Inforpress, está sendo cumprido, nomeadamente o contrato de prestação de serviço público assinado entre o Governo e a Inforpress e o novo PCCS.

No entanto, o administrador sublinhou que a Agência Cabo-verdiana de Notícias tem novos desafios pela frente, comprometendo-se a realizar a implementação efectiva do plano de negócios, com especial destaque para a formação dos profissionais da Inforpress, cujo plano está sendo desenvolvido em colaboração com a Agência Lusa e com a cooperação Portuguesa, com previsão de conclusão ainda este ano.

"É nosso propósito abrir um pouco a agência não só para os profissionais, mas também para a comunidade estudantil e para os novos “players” que o próprio plano de negócio nos indica, mormente as embaixadas, todo o corpo diplomático, as empresas privadas que laboram nos mais diferentes sectores. Este é o compromisso da implementação do plano de negócio que terá, já no segundo semestre, algo mais visível do ponto de vista material que é a implementação do projecto piloto da Inforpress TV", realçou.

No primeiro trimestre deste ano, anunciou Hamilton Jair Fernandes, será aberta a delegação da Inforpress em Santo Antão, atendendo a uma reivindicação antiga da comunidade e de todos os envolvidos.

TC/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


20-06-2024 8:09
20-06-2024 8:02
20-06-2024 7:55
19-06-2024 22:59
19-06-2024 22:48