NOSi pretende atingir 100% de empregabilidade dos jovens saídos do programa NOSiAkademia

18-04-2024 18:54

Cidade da Praia, 18 Abr (Inforpress) – O Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi) pretende atingir, nos próximos tempos, 100 por cento (%) de empregabilidade dos jovens estagiários que passaram pelo programa de estágio profissional NOSiAkademia.

A pretensão foi avançada pela gestora do projecto NOSiAkademia, Erica Andrade, em declarações aos jornalistas à margem do encerramento da 15ª edição do estágio profissional da NOSiAkademia, dedicado a formações intensivas em diversas ferramentas tecnológicas.

Nesta edição participaram 45 jovens licenciados, entre os quais dois estagiários da Guiné-Bissau, cuja vinda para Cabo Verde foi patrocinada pelo Instituto Nacional de Segurança Social daquele país.

De acordo com a responsável a NOSiAkademia a já beneficiou mais de 500 jovens, entre os quais 80% estão empregados” mas sem descurar a pretensão de fazer mais e melhor para atingirmos a meta dos 100% de empregabilidade.

Desses jovens empregados, precisou, 74% pertencem à área tecnológica, sendo os restantes 25% dissidiadas para a áreas de gestão e afins, sendo 53% do sexo feminino e 47% do sexo masculino.

Por isso, esclareceu que este programa vai muito além dos seis meses, dado que depois de um mês de formação intensiva os estagiários são integrados nos projectos do NOSi e das empresas parceiras.

“Depois de adquirirem as competências técnicas nós fazemos a intermediação para que possam ser integrados nos mercados de trabalho sendo o principal parceiro a Direcção-geral do Emprego”, precisou.

Essas parcerias, conforme observou Erica Andrade, permitem à NOSiAkademia formar talentos com competências na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

“Esses parceiros trazem outras componentes de formação e capacitação e acreditamos que este é o caminho para alcançarmos a qualidade e a competitividade dos nossos futuros profissionais”, perspectivou.

Em relação à participação nesta edição de dois jovens da Guiné-Bissau, Erica Andrade esclareceu que acontece na perspectiva de dar oportunidades aos jovens e às empresas da sub-região africana, no sentido de vivenciarem a experiência do NOSi e adquirirem as competências que podem replicar nos seus países.

A 15ª edição do NOSiAkademia iniciou a 18 de Março e após um mês de formação os 45 estagiários vão ser alocados nas diferentes áreas e projectos da NOSi e das entidades parceiras.

Durante este processo, receberão o suporte de mentores especializados, que os orientarão em suas actividades.

Esta iniciativa, segundo um comunicado do NOSI, busca proporcionar aos estagiários uma experiência completa e enriquecedora, preparando-os para enfrentarem os desafios e contribuírem de forma significativa para os projectos em que estarão envolvidos.

OM

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


01-05-2024 22:07
01-05-2024 20:36
01-05-2024 20:29
01-05-2024 20:11
01-05-2024 19:54