MPLA destaca papel “muito importante” de Cabo Verde na busca de consensos para problemas resultantes do colonialismo

22-04-2024 20:44

Cidade da Praia, 22 Abr. (Inforpress) - O secretário das Relações Exteriores do MPLA considerou hoje que Cabo Verde, pela sua singularidade geoestratégica, desempenha  um papel muito importante na busca de consensos e soluções para alguns problemas profundos e que derivam das consequências do colonialismo.

Manuel Augusto fez estas considerações em jeito do balanço conjunto com o vice-presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), João Baptista Pereira, a meio percurso da sua visita de 24 horas ao arquipélago, da qual considerou de muito positiva, tendo ressalvando que Cabo Verde tem uma imagem reconhecida no mundo.

Disse que esta visita permitiu às partes desenvolver uma actividade intensa, emotiva, mas sobretudo muito encorajadora à luz do reforço institucional entre o Movimento Popular da Libertação de Angola (MPLA) e o PAICV extensiva às relações entre os povos cabo-verdianos e angolanos.

“No encontro tive a oportunidade de tomar conhecimento das preocupações principais do PAICV, num ano importante, senão mesmo decisivo na afirmação da liderança do PAICV junto da sociedade cabo-verdiana. Saí do encontro muito optimista quanto ao alcance dos objectivos estabelecidos pelo nosso partido irmão”, enfatizou Manuel Augusto.  

Este encontro bilateral, segundo o vice-presidente do PAICV, João Baptista Pereira, serviu para as partes discutirem um conjunto de aspectos relacionados com a vida destes dois partidos que lutaram para a independência nacional, assim como a troca de experiências em relação à situação política.

Considerou de essencial o encontro, alegando que permitiu, ainda, as partes traçar estratégias para enfrentar desafios, visando desbravar novos caminhos que permitam ao PAICV chegar ao poder em Cabo Verde e fazer com que o MPLA continue a governar e a melhorar substancialmente a vida dos angolanos.

“Nós podemos trocar impressões sobre vários dossiers que têm a ver com o nosso continente africano, particularmente a nossa região oeste/central de África, discutir situações que acontecem neste momento em vários países”, apontou Baptista Pereira.

A nível interno reafirmou o desafio do maior partido de oposição, como sendo alternativa credível, capaz de dar respostas ao país e aos cabo-verdianos soluções em vários domínios, como “a reversão do desemprego jovem”, a segurança no país, o combate a cibercrimes e à problemática enorme dos transportes.

“O PAICV posiciona-se decididamente como alternativa a esta governação para trazer essas soluções aos cabo-verdianos nos próximos tempos”, realçou.

Enalteceu a forma como esta visita ocorreu nas vésperas da celebração do cinquentenário da libertação dos últimos presos políticos do campo de Concentração do Tarrafal, que “recebeu 106 angolanos que passaram por privações variadíssimas por defender a autodeterminação e independência dos seus países”.

SR/JMV
Inforpress/Fim

Notícias Recentes


03-05-2024 22:54
03-05-2024 22:37
03-05-2024 22:29
03-05-2024 21:57
03-05-2024 21:25