Mosteiros: Proposta de contracção de um empréstimo de 25 mil contos analisada hoje pelos eleitos municipais

26-04-2024 9:14

São Filipe, 26 Abr (Inforpress) – A proposta de contracção de um empréstimo bancário no valor de 25 mil contos para conclusão das obras de asfaltagem de mais de seis quilómetros de vias urbanas é analisada hoje pela Assembleia Municipal dos Mosteiros.

Além da proposta da contracção do empréstimo os eleitos municipais dos Mosteiros, que se reúnem hoje naquela que é a última sessão ordinária da Assembleia Municipal no mandato 2020-2024, vão apreciar o relatório de actividades da câmara municipal referente ao ano de 2023 e as contas de gerência do mesmo período.

Na nota introdutória do relatório de actividades, a edilidade dos Mosteiros refere-se aos “enormes desafios” que a promoção do desenvolvimento do município e dos Mosteiros enquanto destino turístico colocam à autarquia, defendendo assim uma forte aposta na edificação de infra-estruturas colectivas modernas, atractivas e inclusivas feitas para dignificar o município, criar centralidades e elevar a auto-estima das pessoas, refere a edilidade numa nota de imprensa.

Segundo o documento, no quadro da agenda de infra-estruturação municipal, a edilidade ergueu várias infra-estruturas que marcaram o início de uma nova era para o município, como a construção das praças do Corvo, de Ansião (Fonsaco), Azambuja (Igreja) e da de Sumbango.

A edificação dos parques infantis de Mosteiros-Trás, Igreja e Sumbango, a construção da praça e da casa dos pescadores, a requalificação interna de Sumbango e Corvo, o início de construção da escola do EBO de Ribeira Ilhéu, a requalificação do cemitério municipal, constam da lista.

No capítulo das infra-estruturas, a edilidade destacou a assinatura do contrato de consignação da empreitada de asfaltagem de vias urbanas, numa extensão de seis quilómetros de estrada, que abrange toda a avenida principal do município, desde Achada Malva até Fajãzinha, num investimento de mais de 180 mil contos, financiado com recurso ao empréstimo obrigacionista junto da Bolsa de Valores de Cabo Verde.

No sector da acção social, de entre as iniciativas implementadas, o relatório destacou o programa “Nha Kaza Nha Grandeza” que tem promovido a habitação condigna não só para as famílias com menos posse, mas também contribuído para democratizar o acesso ao solo, criando oportunidades, principalmente, aos jovens de poderem ter casa própria.

O projecto “uma família uma torneira”, que já beneficiou mais de quatro centenas de famílias com ligação domiciliária de água, a agenda local de género, com destaque para a realização de várias consultas de especialidade e de rastreios do cancro da mama, do útero e do colo do útero, assim como os incentivos gerados, exclusivamente, para apoiar iniciativas empreendedoras das mulheres são iniciativas ligadas ao sector social.

A cooperação descentralizada, que permitiu à edilidade mobilizar junto da ONG luxemburguesa Beatenberg Hëlleft, cerca de 120 mil contos para o projecto específico de requalificação e renovação de todo o parque escolar do município, assim como a contribuição financeira mobilizada junto de um grupo de emigrantes radicados nos Estados Unidos de América para a reconstrução da Escola do EBO de Ribeira Ilhéu, consta da lista das realizações em 2023.

A edilidade dos Mosteiros, através de uma nota de imprensa, refere que a execução orçamental de 2023 atingiu os 76,7 por cento (%) para as receitas e 69% para as despesas.

JR/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


06-05-2024 12:52
06-05-2024 12:40
06-05-2024 12:14
06-05-2024 12:07
06-05-2024 11:47