Mosteiros: Câmara aposta na integração do programa do Fogo Coffee Fest na rede internacional do festival de café

20-03-2024 11:02

São Filipe, 20 Mar (Inforpress) – A integração do programa do Festival do Café do Fogo “Fogo Coffee Fest” na rede internacional do festival de café é uma das apostas da câmara dos Mosteiros, disse o vereador da Cultura, Nelson Pires.

É nesta perspectiva que, para a edição 2024 do Fogo Coffee Fest, a câmara convidou e vai contar com a participação de duas representantes do Museu do Café de São Paulo, Brasil, que conta com “muitas experiências” para partilha do conhecimento em relação à museologia do café.

O vereador explicou que o Museu do Café de São Paulo faz parte da rede internacional do festival de café e com esta participação pretende-se estabelecer parcerias para que Mosteiros possa integrar o circuito internacional do café, analisando assim as vias para chegar à rede e nos próximos tempos o programa do festival do café do Fogo seja enquadrado no festival internacional e Mosteiros poder participar também nos festivais que acontecem a nível internacional.

A equipa do Museu do Café de São Paulo é chefiada pela sua directora executiva, Alessandra Almeida e a vinda enquadra-se na estratégia municipal de internacionalização do Fogo Coffee Fest.

A delegação brasileira chega à ilha do Fogo na quinta-feira, 21, véspera da abertura da X edição do festival do café e segundo o vereador Nelson Pires, já na sexta-feira, primeiro dia do festival, vai partilhar a experiência museológica desta instituição numa conferência sobre “A museologia do café”, com destaque para o que tem feito, já que os Mosteiros quer apostar nas parcerias para incrementar a museologia do café.

O Fogo Coffee Fest instituído em 2014 é uma oportunidade para reunir produtores, proprietários, empresários, dirigentes políticos, especialistas, empresas e operários deste sector para momentos de partilha, de negócios e de contactos.

Nelson Pires disse que a delegação do município português de Ansião, geminado com Mosteiros, e com presença assídua neste evento, por questões de transportes, nomeadamente Praia/Fogo/Praia não marcará presença este ano, assim como o Centro de Ciência do Café que por questões logísticas não vai participar nesta edição.

Hoje, quarta-feira, inicia-se a feira do café e do artesanato enquadrado no dia do artesanato e do festival do café e prolonga-se até o dia 24 de Março, sendo que no dia da abertura do festival a edilidade dos Mosteiros fará a entrega de prémio municipal de artesanato “Tony di Kilda” ao vencedor.

A nível cultural, a X edição do festival terá como convidado especial o artista Romeu di Lurdis, mas contará com outros artistas convidados como Yacine Rosa, Janete, Fogo em Chama, Nôs Geração e Dito de Dóia, que está ainda a depender dos transportes.

A sessão de abertura, agendada para sexta-feira, 22, contará com intervenção dos produtores de café, de representantes dos convidados estrangeiros e do presidente da câmara, Fábio Vieira.

No capítulo desportivo realiza-se a sexta edição da corrida do café em sénior masculino e feminino, além de provas para juniores, veteranos e atletas paralímpicos e de actividades culturais com participação de grupos locais.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


08-05-2024 22:42
08-05-2024 22:34
08-05-2024 22:23
08-05-2024 22:05
08-05-2024 21:28