Língua Inglesa: Mais acesso a tecnologia contribuiu muito para melhoria do ensino e aprendizagem - professora

23-04-2024 16:51

Cidade da Praia, 23 Abr (Inforpress) - A professora e membro da comissão nacional de reactivação da Associação dos Professores da Língua Inglesa em Cabo Verde Celita Soares defendeu hoje que mais acesso à tecnologia contribuiu actualmente para a melhoria do ensino e aprendizagem.

A responsável falava à Inforpress, a propósito do Dia Internacional da Língua Inglesa, que hoje se assinala, tendo afirmado que o país ultrapassou bastantes desafios no ensino da língua inglesa, comparativamente há alguns anos.

“Porque temos agora mais acesso a tecnologia, os alunos têm mais acesso às tecnologias, de modo que podem aprender o inglês em casa por meio dos vários aplicativos disponibilizados online”, disse Celita Soares, acrescentando, por outro lado, que os professores também já ultrapassaram muitos desafios no ensino do inglês.

Hoje em dia, realçou, é possível distribuir materiais através de grupos criados nas redes sociais, podendo o professor ainda estar constantemente a trocar opiniões com os alunos no grupo de trabalho.

“Penso que o maior desafio agora é as escolas que às vezes não possuem materiais electrónicos suficientes. Por exemplo, no Liceu Amílcar Cabral, onde leciono, temos 100 e tal professores e um único projector, então é um grande desafio dar aulas por meio do audiovisual que os alunos podem ver e acompanhar”, afirmou.

Comparativamente há alguns anos, Celita Soares indicou que passos enormes têm sido dados e muitas melhorias verificadas neste sentido.

“Temos muitos alunos que hoje falam bem o inglês, são autodidatas, que gostam da língua inglesa e têm procurado aprender o inglês sozinhos. E isso é muito bom porque percebemos que gostam do inglês e têm vontade de aprender cada dia mais, uma vez que eles têm consciência que esta língua é importante”, argumentou.

Segundo ressaltou, hoje em dia mesmo os pais já aperceberam da relevância da aprendizagem da língua inglesa e têm procurado aulas particulares para os filhos, salientando que jardins infantis também têm feito essa aposta ensinando inglês aos mais pequenos e a grande aposta do Ministério da Educação em introduzir o Inglês no quinto e sexto anos de escolaridade.

Celita Soares revelou que no dia 26 deste mês haverá eleição com vista a activação da Associação dos Professores da Língua Inglesa em Cabo Verde, desativado há vários anos.

“No ano passado tivemos a conferência nacional de coordenadores de Língua Inglesa a nível de Cabo Verde com o intuito de reactivar esta associação, sendo que a embaixada dos Estados Unidos tem estado a incentivar e a investir em alguns professores no sentido de reactivarmos esta associação”, sublinhou.

Trata-se, segundo disse, de uma associação muito importante que vai ajudar os professores de inglês a desenvolverem profissionalmente aprendendo novas metodologias e princípios do ensino dessa disciplina.

ET/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


03-05-2024 22:54
03-05-2024 22:37
03-05-2024 22:29
03-05-2024 21:57
03-05-2024 21:25