Junta Regional do Corpo de Escutismo Católico regozija-se com aumento do número de escuteiros

22-04-2024 15:43

Cidade da Praia, 22 Abr (Inforpress) – O chefe da Junta Regional do Corpo de Escutismo Católico, Paulo Fortes, regozijou-se hoje com o aumento do número de escuteiros, realçando a importância da qualidade e não apenas a quantidade de voluntários no movimento.

Paulo Fortes falava à Inforpress no âmbito do Dia Mundial do Escutismo, assinalado a 23 de Abril, conhecido também como o Dia de São Jorge, santo que, na lenda, venceu um dragão e é patrono mundial do escutismo. 

“Nas visitas aos agrupamentos, principalmente na região Santiago Sul e Maio, temos reparado que o número de escuteiros está a aumentar, temos tido muita adesão mesmo de adultos dando a sua colaboração na educação dos nossos jovens”, salientou o responsável escutista.

Embora regozije com o aumento de escoteiros no Corpo de Escutismo Católico observou que o movimento não quer apenas trabalhar com números, só com quantidade, antes, desejando, sobretudo, a qualidade do escutismo no país em geral.

“Acredito que o espírito do escutismo está a despertar no seio dos jovens. Na metodologia escutista não ensinamos apenas a doutrina por ser católico, ensinamos outras coisas, princípios e valores que os vão auxiliar ao longo da vida”, salientou, mencionando que a instrução é passada, por exemplo, através de jogos educativos e formativos.

“E temos um método muito importante que é o fazer aprendendo, através de pilares transversais, dos novos projectos educativos, munindo as crianças, jovens e adolescentes de ferramentas de formação escutista para a vida toda”, enfatizou, anotando que, tratando-se do Corpo de Escutismo Católico, o foco é cada vez mais prezar para a melhoria e qualidade da formação humana.

Neste sentido, apelou às autoridades a darem um “pouco mais de atenção” aos projectos desenvolvidos pela Junta Regional do Corpo de Escutismo Católico, a nível nacional, diocesano e regional.

“Não formamos para ter certificados, mas apelamos às nossas autoridades, aos nossos governantes a darem um pouco mais de atenção aos nossos projectos, que acreditamos serem exequíveis. Porque, formando o jovem é mais um que estamos a tirar do caminho dos males-sociais e a colocá-lo no caminho certo”, manifestou.   

Referindo que muitas vezes se faz alguma confusão entre a Associação de Escuteiros de Cabo Verde, com o Corpo de Escutismo Católico cabo-verdiano, Paulo Fortes disse, entretanto, que a essência da vida escutista é direccionada para o desenvolvimento de valores para a vida, competências e capacidades, associado a um código ético de comportamento.

Paulo Fortes finalizou, pedindo aos escoteiros do mundo inteiro a se reflectirem sobre a data, focarem sobre a linda história, “lenda” do patrono, e viver a vida escutista com integridade.   

O escutismo nasceu em Inglaterra, com Baden-Powell, que confiou a São Jorge, o santo protector e patrono da Inglaterra, o movimento escutista mundial. 

O escutismo apela ao sentido da entreajuda, à união e ao despertar da coragem e da força, com um desejo de cumprir a vontade de Deus, à imagem de São Jorge. É o sentido prático que caracteriza o escuteiro.

SC/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


03-05-2024 20:50
03-05-2024 20:35
03-05-2024 20:27
03-05-2024 20:11
03-05-2024 19:03