José Maria Neves lamenta tragédia causada por chuvas torrenciais no Rio Grande do Sul

06/05/24 19:28

Cidade da Praia, 06 Mai (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, lamentou hoje a tragédia causada pelas chuvas torrenciais no Rio Grande do Sul, no Brasil, cujas últimas actualizações da Defesa Civil apontam para mais de 80 mortos.

Numa carta de pesar enviada ao Presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, o Chefe de Estado cabo-verdiano expressou a sua “profunda consternação diante dos recentes temporais e enchentes que assolaram o Estado do Rio Grande do Sul”.

O Presidente cabo-verdiano disse lamentar as dezenas de vítimas mortais, mais de uma centena de feridos e desaparecidos, além dos milhares de desalojados, resultado dessa tragédia provocada por eventos climáticos extremos.

“Neste momento de imensa tristeza e de grandes perdas, apresento a Vossa Excelência, em nome do povo cabo-verdiano e em meu próprio, os nossos mais profundos sentimentos de pesar e de solidariedade, extensivos a todas as famílias lesadas por esta tragédia, provocada por eventos climáticos extremos”, refere a carta citada numa nota de imprensa a que a Inforpress teve acesso.

Dados divulgados na imprensa brasileira, citando a Defesa Civil Brasileira, apontam que, na manhã de hoje, o número de mortes foi elevado para 83 e que mais de 34 mil pessoas foram retiradas das suas casas.

De acordo com uma notícia publicada na Agência Brasil, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, na manhã desta segunda-feira (06), um aviso de nível vermelho, que indica grande perigo, devido às chuvas intensas que atingem, sobretudo, a região sudeste do Rio Grande do Sul.

O alerta é válido até meio dia desta terça-feira (07) e, de acordo com a previsão, as chuvas podem chegar a 100 milímetros (mm) por dia e os ventos podem alcançar 100 quilómetros por hora (km/h).

O Inmet, cita a Agência Brasil, prevê também queda de granizo, grande risco de danos em edificações, corte de energia eléctrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

MJB/HF

Inforpress/fim

Notícias Recentes


18/05/24 21:23
18/05/24 21:04
18/05/24 20:52
18/05/24 20:23
18/05/24 17:48