Instituto Politécnico de Castelo Branco e câmaras municipais de Santiago assinam protocolo de cooperação no domínio da educação

18-04-2024 16:17

Cidade da Praia, 18 Abr (Inforpress) – O Instituto Politécnico de Castelo Branco e as câmaras municipais da ilha de Santiago assinaram hoje um protocolo de cooperação que visa reforçar as acções de parceria no domínio da educação.

O acto da assinatura contou com a presença do presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, António Fernandes, e dos presidentes e representantes de todas as câmaras municipais da ilha de Santiago.

Ao fazer o uso da palavra, António Fernandes destacou as acções realizadas pelo poder local junto das populações com foco na melhoria da qualidade de vida das mesmas e na promoção do sector da educação.

“Representando eu aqui uma instituição de ensino superior que tem recebido estudantes de Cabo Verde e que tem, na medida do possível, apoiado esses estudantes de Cabo Verde, fico muito satisfeito porque estamos perfeitamente alinhados entre aquilo que é a vossa vontade de promover a educação das nossas gentes e aquilo que é a nossa disponibilidade total para continuarmos a trabalhar convosco na promoção da educação e da formação”, declarou.

A ideia da assinatura deste protocolo, salientou, é a realização de acções de forma integrada, realçando que esta parceria dá pistas para, no futuro, o Instituto Politécnico de Castelo Branco e as câmaras municipais de Santiago poderem fazer melhor para a formação dos jovens da ilha.

“Podemos fazer de forma integrada e o Politécnico de Castelo Branco responder melhor àquilo que são os desafios que as pessoas têm de formar a vossa população. Está prevista no protocolo a eventual realização de cursos breves para o vosso staff e os técnicos das diferentes câmaras municipais”, adiantou, afiançando que o referido instituto está completamente disponível na realização de acções que reforcem a cooperação.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, congratulou-se com a assinatura do referido protocolo, salientando que a autarquia praiense, que esteve envolvida no processo de estabelecimento da cooperação entre o Instituto Politécnico de Castelo Branco e as câmaras municipais de Santiago, irá trabalhar na efectivação das acções esplanadas no documento.

Destacou a forma como o Instituto Politécnico de Castelo Branco tem trabalhado na criação de oportunidades nas mais diversas áreas para os quadros cabo-verdianos se formarem e contribuírem para o desenvolvimento de Cabo Verde.

“Vivemos num mundo de um profundo egoísmo, materialismo e as câmaras municipais da ilha de Santiago unirem-se à volta da mesa para assinarem um protocolo tem um significado histórico, importantíssimo e extravasa o momento que estamos a fazer. Estamos a ultrapassar várias dificuldades, para nos reunirmos à volta de uma mesa isso é importante e sinal de grande esperança”, declarou.

Ainda no âmbito do reforço das parcerias, a Câmara Municipal da Praia e o Banco Cabo-verdiano de Negócios (BCN) rubricam esta tarde um protocolo de cedência de edifício do referido banco para a instalação de serviços municipais de promoção de actividades ligadas à juventude ou outras de carácter social.

CM/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


01-05-2024 22:07
01-05-2024 20:36
01-05-2024 20:29
01-05-2024 20:11
01-05-2024 19:54