Inforpress e Instituto Camões assinam protocolo de capacitação profissional orçado em 17 mil contos

02/05/24 17:55

Cidade da Praia, 02 Mai (Inforpress) - A Agência Cabo-verdiana de Notícias (Inforpress) e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P, rubricaram hoje um protocolo bilateral de capacitação profissional do sector da comunicação social em Cabo Verde, avaliado em 17 mil contos.

A cerimónia de assinatura do documento, realizada no Centro Cultural Português, na cidade da Praia, foi testemunhada pelos chefes de Estado de Cabo Verde, José Maria Neves, e de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que cumpre hoje o último dia de visita a Cabo Verde.

Com a duração de três anos e a sua entrada em vigor a partir de Junho/Julho próximo, o projecto, vai ser implementado em parceria com a Agência de Notícias de Portugal, S.A. (Lusa), e está projectado, igualmente, para alcançar as organizações não-governamentais (ONG), os estudantes e alguma assessoria de imprensa.

Uma forma argumentada pelo administrador único da Inforpress, Hamilton Jair Fernandes, para “aprimorar os conteúdos noticiosos informativos”.

Avaliado em 17 mil contos, o projecto, de acordo com Hamilton Jair Fernandes, abarca nove módulos formativos e extremamente intensos, e vai ser ministrada pela Lusa em cooperação estreita com profissionais cabo-verdianos.

“É um grande projecto formativo, visando todo o sector da comunicação social, especificamente os profissionais da Inforpress e aberta aos demais profissionais, tanto do sector privado como público” realçou, destacando a “transversalidade na área de formação, desde a inteligência artificial, a questão da ética no sector da comunicação social”.

Jair Fernandes referiu ainda que a formação abrange “as temáticas que hoje em dia necessitam de um tratamento diferenciado e especial”, como a questão do género, da saúde mental, das crianças e vai ser extensiva à toda a sociedade civil para melhor trabalhar a temática da democracia, da liberdade de imprensa e, sobretudo, o acesso da informação na chamada era dos “fake news”.

Inicialmente desenhada para a agência, a formação conta ainda com cinco módulos destinados a todo o pessoal da comunicação social, e envolve ainda áreas como a multimédia e fotojornalismo, já que se pretende que implementar um projecto formativo ambicioso, alargado e incisivo a determinadas temáticas necessárias, numa média de dois módulos por ano.

O protocolo, firmado sob os auspícios do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que se assinala a 03 de Maio, foi rubricado pelo administrador único da Inforpress, Hamilton Jair Fernandes, e pelo embaixador de Portugal, Paulo Lourenço.

SR/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


16/05/24 23:37
17/05/24 02:27
16/05/24 21:46
16/05/24 21:36
16/05/24 21:07