Sal: Uni-Santiago promove actividades educativas com alunos da Escola Básica e Secundária Olavo Moniz

04-03-2024 15:55

Espargos, 04 Mar (Inforpress) - A Universidade de Santiago (Uni-Santiago) promoveu hoje de manhã um conjunto de actividades educativas com os alunos da Escola Básica e Secundária Olavo Moniz (EBSOM) em Espargos, no quadro do programa “Rotas do Arquipélago”.

Conforme o coordenador do programa, Teles Fernandes, estas actividades, que se inserem no âmbito da realização da XI edição do “Rotas do Arquipélago”, que decorre até 09 de Março, na ilha do Sal, visam aproximar a comunidade académica tendo em conta o número considerável de estudantes na ilha e que estudam através da plataforma US-Virtual.

Rotas do Arquipélago 2024, aqui na ilha do Sal, tem por objectivo, por um lado, aproximar a comunidade académica tendo em conta os estudantes da US nas várias ilhas, e, por outro, trazer uma agenda que nos permita interagir e trazer para o Sal um conjunto de ferramentas importantes”, explicou.

Trouxéssemos desde actividades de cariz formativa, com três grandes conferências, intercâmbios desportivos, culturais,  bem como acções de intervenção comunitária, no domínio da saúde e da promoção social das famílias em situação de vulnerabilidade”, explicou.

No âmbito do projecto “Enfermaria na Escola”, que engloba formação em educação para cidadania, promoção da saúde mental, depressão/ansiedade; saúde sexual reprodutiva e as consequências psicossociais da gravidez na adolescência, os alunos do 12º ano de escolaridade, puderam esclarecer as suas dúvidas sobre estes pontos com profissionais da área.

O momento foi ainda de intercâmbio entre os “RoteirsUS” e os estudantes da EBSOM, por forma a trocarem experiências que poderão ser úteis, principalmente aos pré-universitários.

A intenção é servir a ilha do Sal, criar oportunidades, mas também fazer com que haja essa oportunidade de intercâmbio científico-cultural, no sentido de darmos contributos reais no processo de desenvolvimento do nosso país”, acrescentou.

A US tem uma dinâmica forte no domínio da formação, sobretudo. Temos de momento cerca de 200 alunos aqui na ilha do Sal nos mais diversos cursos, e o nosso objectivo é fazer com que as pessoas tenham oportunidade de se formarem e, neste caso, através do nosso portal US-Virtual, para aqueles que não conseguem se deslocar para Praia ou São Vicente”, sublinhou Teles Fernandes.

Ainda na agenda para o dia de hoje consta um workshop sobre “Acção climática e riscos socio-ambientais: o papel das universidades”, formações em “Protocolo e atendimento ao público” e “Criação e tratamento de vídeos” e ainda uma ‘conversa aberta’ sobre saúde mental, sexual e reprodutiva, dirigida a jovens, mulheres e pescadores da localidade de Palmeira.

NA/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


20-06-2024 15:17
20-06-2024 14:52
20-06-2024 14:45
20-06-2024 14:42
20-06-2024 14:40