Ilha do Sal recebe médicos da Cabo Verdean American Medical Society para apoio ao sistema de saúde

22-04-2024 18:28

Santa Maria, 22 Abr (Inforpress) - Uma equipa composta por oito médicos especialistas da associação dos médicos cabo-verdianos radicados nos Estados Unidos encontra-se na ilha do Sal no âmbito da quarta missão desta associação a Cabo Verde, visando apoiar o sistema de saúde local.

A equipa multidisciplinar, que estará na ilha turística durante cinco dias, inclui cirurgião, anestesista e enfermeiro para realização de cirurgias gerais em adultos, pediatria, medicina interna e cardiologista.

Conforme o responsável da missão, o pediatra Paulo Pina, esta é uma forma encontrada para apoiar o sistema de saúde no país, sendo esta a primeira vez na ilha, mas que está contemplado no projecto para continuar.

“Esta missão integra um grupo de médicos geral, cirurgião, pediatra e este ano trouxemos também médicos especialistas em saúde mental, muito importante para a saúde do nosso país”, explicou.

“Esta é a primeira vez na ilha, mas temos planos de vir cá mais vezes, por isso esta missão é mais uma sondagem para que na próxima vez possamos vir melhor preparados e ajudar as pessoas do nosso país”, explicou o responsável.

Segundo a médica interna Leny Dias, uma das integrantes da missão, a equipa encontra-se dividida entre o hospital regional e os centros de saúde, priorizando os doentes crónicos em colaboração com os médicos locais.

“Antes da nossa chegada estivemos em comunicação para inteirarmos sobre a melhor valia dessa missão de acordo com as necessidades e definirmos qual a melhor forma de trabalho para minimizar as diferentes doenças e condições de saúde”, salientou.

Nesta linha, a médica interna reforçou que durante esta semana a equipa vai tentar atender o máximo de pessoas na ilha, aliado à qualidade também, numa média de 14 pacientes por médico ao dia.

Quanto ao seguimento dos doentes, a médica esclareceu que, mesmo com equipas diferentes, a ideia é deslocar-se mais vezes à ilha para acompanhar os doentes.

Já para o delegado de Saúde do Sal, José Rui Moreira, é de “bom grado” que a ilha acolhe estes médicos especialistas, mormente em especialidades que estão em escassez no Sal.

“Com esta missão vamos poder avançar com alguns casos que encontravam em listas de espera e que devem ser avaliados (…), estamos contentes e vamos lutar para que esta missão continue nos próximos tempos”, concluiu.

No programa da missão à ilha do Sal contam, além das consultas e cirurgias, formação em reanimação cardiovascular para médicos e enfermeiros.

NA/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


03-05-2024 22:54
03-05-2024 22:37
03-05-2024 22:29
03-05-2024 20:50
03-05-2024 20:35