Ilha do Sal: Plano de Ordenamento da Orla Costeira e do Mar Adjacente socializado na ilha

01-02-2024 20:35

Espargos, 01 Fev (Inforpress) - O Instituto Nacional de Gestão do Território (INGT) promoveu hoje na ilha do Sal um workshop de apresentação do Plano de Ordenamento da Orla Costeira e do Mar Adjacente (POOC-M) da ilha.

Conforme a presidente do INGT, Ilce Amarante, trata-se do principal plano dentro do sistema de planeamento territorial, que visa estabelecer um quadro espacial de um conjunto coerente de atuação, com impacto na organização do território.

Estamos aqui num processo de trabalho técnico, de arranque da elaboração do plano de Ordenamento da Orla Costeira e do Mar Adjacente da ilha do Sal, sendo este um plano que dentro do nosso sistema de planeamento territorial é das principais figuras que temos, tendo em conta a natureza do nosso país e tendo em conta a área de intervenção desses planos”, explicou a presidente.

Estamos a falar de um plano que tem uma área de intervenção que vai até as três milhas náuticas dentro do mar e 1500 metros para dentro da terra", especificou.

"É um plano que vem tentar fazer nesta faixa uma harmonização dos outros instrumentos de gestão que já existem e que têm como objetivo garantir a sustentabilidade e a salvaguarda da biodiversidade dado à sensibilidade biológica desta área”, acrescentou.

Essa socialização, esclareceu Ilce Amarante, é no sentido de juntamente com as instituições com as quais já mantiveram contactos e a sociedade civil discutirem assuntos que possam estar refletidas neste tipo de plano.

A equipa consultora que vai elaborar o plano está há alguns dias na ilha a fazer recolha de informações, encontros institucionais e com comunidades piscatórias, principalmente, no sentido de auscultar as expectativas sobre o plano”, concluiu.

O POOC-M do Sal tem como área de intervenção toda orla costeira da ilha, integrando uma zona terrestre e uma zona marítima adjacente, estando orçado em cerca de 150 mil contos, devendo estar concluído até Novembro deste ano.

NA/JMV

Inforpress/fim

Notícias Recentes


14-06-2024 0:17
14-06-2024 1:25
13-06-2024 22:05
13-06-2024 19:49
13-06-2024 19:04