Governo reitera disponibilidade de Cabo Verde afirmar-se como um país aberto ao mundo

09-05-2024 14:31

Cidade da Praia, 09 Mai (Inforpress) - O Governo reiterou hoje a disponibilidade de Cabo Verde afirmar-se como um país diversificado e rural, conectando com o mundo livre à circulação de pessoas, visando a uma boa integração de todos quantos nele vivem.

Este mote foi deixado pelo ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, no encerramento do I Encontro Nacional de técnicos locais e municipais para a imigração, que durante dois dias juntou na Cidade da Praia técnicos das Unidades Locais para a Imigração (ULI) e dos postos de atendimento da Alta Autoridade para a Imigração (AAI) extensivo a técnicos de câmaras municipais responsáveis pela área.

Fernando Elísio Freire considerou, a este propósito, que “Cabo Verde está a dar um passo gigante” para a integração “num mundo que alguns querem fechar”. “Cabo Verde quer que os que estão cá, os que estão lá, os que estão fora, os que já foram, os que estão para vir, todos tenham valor na construção do nosso sonho”, indicou.

“Somos pequenos em termos do território, enorme em termos de dimensão do mar, somos o que somos, mas para sermos importantes, para darmos satisfação com aquilo que precisamos, precisamos do mundo”, realçou, considerando “muito especial” este projecto, pelo que enalteceu a parceria com a União Europeia e Portugal, de entre outras entidades internacionais.

“Este projecto vai até finais de 2024. É nosso compromisso introduzir isto na Cimeira dos Governos de Cabo Verde e de Portugal que se vai realizar no segundo semestre deste ano, para que este projecto continue, para que esta questão da imigração seja de facto um tema central nas conversações que vamos ter com Portugal e diversos parceiros”, adiantou.

O encontro, que teve como objectivo proporcionar um espaço de partilha de procedimentos institucionais relacionados com a integração de imigrantes, permitiu, ainda, o fortalecimento da articulação institucional nesse domínio e contribuir para a melhoria das políticas, práticas e procedimentos no atendimento e integração de imigrantes a nível local/municipal.

SR/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


20-05-2024 9:45
20-05-2024 8:12
20-05-2024 8:01
20-05-2024 7:55
20-05-2024 7:44