Futebol/Fogo: “A ilha toda está ávida para a conquista do título de campeão nacional de futebol” – Nuías Silva

19-04-2024 8:47

São Filipe, 19 Abr (Inforpress) - A ilha do Fogo e a sua população estão sedentas para ver uma equipa local a conquistar o título de campeão nacional de futebol, 40 anos depois da conquista do único título nacional, disse Nuías Silva.

O presidente da câmara de São Filipe transmitiu esta vontade durante a recepção do campeão regional da ilha do Fogo, época 2023/24, a Académica, apelando a dedicação, empenho e comprometimento dos jogadores, equipa técnica e dirigentes nos jogos do campeonato nacional, cuja primeira fase arranca no próximo dia 27.

Depois de dar os parabéns à formação da Académica pela conquista do título de campeão regional do Fogo, que no dizer de Nuías Silva é um título “merecido” pela regularidade da prestação futebolística durante a época, o presidente desejou sucesso no campeonato nacional.

Toda a ilha deve convergir à volta da instituição Académica, e os municípios dos Mosteiros, Santa Catarina e São Filipe devem, não só apoiar financeiramente a equipa da Académica enquanto representante da ilha do Fogo, mas apoiar também moralmente os jogadores e, sobretudo, torcer para ter um ambiente positivo e favorecedor da vitória, esperando que este ano a ilha possa celebrar “em grande” a conquista do título nacional.

“Não é só um campeonato que está em causa, mas uma ilha e um povo que há tanto tempo deseja ganhar o campeonato nacional de futebol”, disse Nuías Silva, observando que a ilha estará bem representada no campeonato nacional, comprometendo-se, depois das festas do dia do município e de São Filipe, acompanhar a formação numa ou outra deslocação para apoiar moralmente.

No acto de recepção, o edil procedeu a entrega do cheque de 100 mil escudos que, segundo o mesmo, é para ajudar no arranque da prova, deixando a garantia que a câmara e a direcção da Académica vão trabalhar para estabelecer um acordo de como poderá apoiar em cada fase até chegar à final.

A conquista do título seria, segundo o mesmo, uma “grande homenagem” a dois dirigentes da Académica já falecidos, Mané de Juzinho e a Mário César, e cada jogador, membro da equipa técnica e dirigente, devem ter sempre presente o quão contente os dois ficavam se Académica sagrar-se campeã nacional.

Caso a Académica conquiste o título e com a conclusão das obras de remodelação e reconstrução do Estádio 5 de Julho, que acredita que deve ficar pronto no final deste ano, a ilha estará em condições de apresentar candidatura para receber a fase final do campeonato nacional nos próximos anos.

“O Estádio 5 de Julho é o maior e melhor estádio municipal e é por causa da sua complexidade que está com muitos problemas”, defendeu Nuías Silva, observando que se era apenas a colocação de relva e de pequenas intervenções, num projecto de cerca de 50 mil contos como encontrou, já estava concluído, mas que a sua equipa pretende “uma coisa diferente” e que implicava muita coragem da câmara, reconhece que não tem sido fácil.

A infra-estrutura, indicou, está a andar em “bom ritmo” e até final deste ano estará pronto para ser utilizado, lembrando que a sua construção já teve três problemas, mas ainda assim a câmara não desistiu.

A presidente da Associação Académica do Fogo, Yudi Monteiro, agradeceu o apoio que a câmara tem dispensado a esta agremiação desportiva durante a época e pela recepção, esperando poder continuar com apoio e disponibilidade da câmara.

Yudi Monteiro sublinhou, na ocasião, que o objectivo da Académica é chegar “o mais longe possível” no campeonato nacional de futebol para dignificar a ilha e o futebol.

Em representação da Associação Regional de Futebol do Fogo (ARFF), João Domingos desejou sucesso à Académica na caminhada esperando que o sonho da ilha em ter mais um título nacional se possa concretizar este ano.

A recepção foi aproveitada pela ARFF para proceder a entrega de troféus à equipa campeã da ilha, Académica, e os prémios individuais, nomeadamente do melhor jogador da época 2023/24 e do guarda-redes menos batido, respectivamente Makito e Mauro, ambos da Académica, faltando a entrega do troféu de melhor marcador da época que será entregue hoje ao avançado do Vulcânico, Gato, no acto de recepção da equipa vencedora da Taça do Fogo.

O vereador do Desporto da câmara de São Filipe, João José Canuto, disse que ao vencedor da taça será atribuído um valor monetário de 50 mil escudos.

O Vulcânico recebe no sábado, 20, no campo de São Lourenço a formação da Académica da Praia para o jogo da primeira eliminatória da Taça de Cabo Verde.

JR/AA

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


01-05-2024 22:07
01-05-2024 20:36
01-05-2024 20:29
01-05-2024 20:11
01-05-2024 19:54